A pesquisa de mestrado do relações públicas, pesquisador e sócio da ABPEducom, Hericley Serejo Santos, resultou no livro digital “Práticas Educomunicativas na Educação Profissional e Tecnológica: um protótipo de processo de ensino e apropriação de linguagens midiáticas”, disponível no eduCAPES, portal do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza conteúdos educacionais abertos. A dissertação foi decorrente do processo de ensino que o autor desenvolveu com estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves –- município localizado na mesorregião do Marajó, território fortemente marcado por desigualdades socioeconômicas.

O e-book propõe práticas interdisciplinares que podem ser aplicadas em ambientes formais e não-formais de aprendizagem. A obra é dividida em duas seções: a primeira aborda conceitos e breves discussões teóricas e metodológicas referentes à Educação Profissional e Tecnológica e à Educomunicação, buscando estabelecer uma interface entre os dois campos de estudo; e a segunda apresenta elementos mais práticos, propondo questões estruturantes, que poderão ser usadas como ponto de partida para se idealizar o projeto ou prática educomunicativa, estratégias de interação, possíveis conteúdos e ainda o compartilhamento das experiências vivenciadas junto aos estudantes participantes da pesquisa. O arquivo digital permite também acesso a outros textos e materiais produzidos pelo autor ao longo da realização da pesquisa por meio de hiperlinks, que complementam o conteúdo e contribuem para a compreensão do percurso teórico-prático traçado pelo pesquisador.

Segundo Santos, o tema surgiu de uma experiência que vivenciou ao ministrar uma oficina sobre conhecimentos básicos de fotografia a uma turma do Curso Técnico em Agropecuária do IFPA Campus Breves. Esses estudantes estavam com dificuldades de realizar registros fotográficos relacionados ao cotidiano e vivências de comunidades marajoaras que integravam o objeto de suas pesquisas. Muitas vezes, não alcançavam qualidades técnicas mínimas para que as imagens fossem aproveitadas nos trabalhos acadêmicos. Os resultados da oficina, que se estendeu para outros cursos do Campus, foram compartilhados em um artigo apresentado durante o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, promovido pela ABPEducom em 2018, e posteriormente publicado na Revista P2P & Inovação.

O trabalho final do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPA foi defendido em agosto de 2020, sob orientação de Ana Maria Leite Lobato. A banca foi formada por Marciel Aparecido Consani, do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e Tiago dos Santos Veloso, coordenador do ProfEPT/IFPA. A dissertação foi contemplada com menção honrosa à excelência na qualidade do texto e do produto educacional.

Além do livro digital, a pesquisa também colaborou para a inserção de disciplinas com bases educomunicativas em cursos do Campus Breves que tiveram a implementação das primeiras turmas já no ano de 2020: o Tecnólogo em Gestão Ambiental e a Especialização em Educação Ambiental, o que reverberou ainda no Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.

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