A pesquisadora e associada da ABPEducom Natália Sierpinski roteiriza a história em quadrinhos (HQ) “Afeto”, desenhada por Vivian Munhoz (mais conhecida como Vivi Melancia), que está em campanha no Catarse até o dia 14 de outubro para financiamento coletivo da edição impressa.

A história se passa na Escola Pública Paulo Freire, em São Paulo, e tem como protagonista Maria, uma menina de 13 anos que acabou de se mudar de cidade. Junto com a adaptação na escola nova, Maria enfrenta diversos desafios pelo simples fato de ser uma garota. Assim, essa HQ aborda questões de gênero e sexualidade que acontecem no cotidiano e muitas vezes passam despercebidas ou são vistas como “naturais”, apesar de estarem envoltas por diversas microviolências, físicas ou emocionais.

O projeto para a produção do quadrinho começou em 2020. Munhoz — que à época era professora de escola pública — e Sierpinski começaram a publicar parte da HQ no formato de webcomic esse ano.

Os apoiadores da campanha recebem diversas recompensas conforme o valor escolhido, que incluem um curso sobre HQs e Educação ministrado pelas autoras. Mais informações estão disponíveis em catarse.me/afeto.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]