O programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), rede de articulação de profissionais e pesquisadores da zona costeira e marítima brasileira, lançou o II Volume HOB “Educomunicando em redes”. Explorando práticas educomunicativas, os oito times de pesquisa-ação da iniciativa produziram conteúdos diversos para aproximar diferentes públicos do tema da saúde da zona costeira e marinha do Brasil. O relatório conta com capítulo sobre Educomunicação Socioambiental, estratégia utilizada pelo programa para integração e engajamento de redes na promoção da cultura oceânica.  

Reunindo materiais em diversas linguagens, como podcast, mapa interativo, infográficos, entre outros, o segundo volume apresenta trabalhos sobre variados temas que passam pela governança costeira até mapeamento de comunidades e conflitos socioambientais. 

No capítulo “Saberes e práticas (edu)comunicativas para a mobilização em rede”, os autores relataram a experiência e as demandas que guiaram o desenvolvimento de dois materiais produzidos pelo time de pesquisa-ação “Educomunicação Socioambiental” ao longo de 2020. Com o objetivo de aprimorar as práticas educomunicativas de todos os times do programa HOB, o grupo – que inclui vários associados da ABPEducom – elaborou um e-book com dicas para uma comunicação interna mais efetiva e um curso de Educomunicação.

Iniciativa do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar) criada em 2019, o programa HOB visa estabelecer uma interface entre a produção de conhecimento e a criação de políticas públicas. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na água, também atua no fomento do protagonismo de profissionais e estudantes em início de carreira. 

Disponível no canal do PainelMar no YouTube, a live de lançamento do II Volume HOB contou com a presença de representantes da equipe executiva e dos times de pesquisa-ação do programa. O I Volume HOB foi lançado no ano passado.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]