Dois periódicos acabam de dedicar edições especiais a Paulo Freire. A revista Comunicação & Educação, editada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), lançou ao fim de 2021 o “Dossiê 100 anos de Paulo Freire. Nessa edição especial, autores de diferentes estados do Brasil e de outros países se reúnem em comemoração ao centenário do nascimento do patrono da educação brasileira. Também faz parte das homenagens à obra e vida do pensador o lançamento da edição “Encuentros de Paulo Freire con la comunicación da revista digital Punto de Encuentro, publicada pela Associação Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (SIGNIS ALC), que possui sede no Equador. 

O dossiê da Comunicação & Educação ressalta a práxis freiriana como referência fundamental para as teorias da Comunicação na América Latina, entre outras vertentes teóricas internacionais que fomentam a posição crítica frente à mídia. No decorrer dos capítulos, são abordadas propostas de alfabetização emancipatória de adultos, educação escolar indígena e processos de decolonização e interculturalidade. Nesse sentido, a pedagogia humanista inspirada em Freire é reconhecida como suporte para diversas pesquisas das ciências humanas e, principalmente, para a consolidação do campo da Educomunicação no território ibero-americano. O periódico tem acesso aberto e está disponível para download no Portal de Revistas da USP.

Seguindo a mesma perspectiva, a edição especial da Revista Punto de Encuentro propõe a compreensão da comunicação libertadora para além dos meios de transmissão, destacando o potencial do diálogo para a construção da justiça social e democrática. Ao longo dos capítulos, são aprofundadas as relações de Freire com a comunicação cristã, movimentos sociais, direitos humanos e sistemas educativos. A publicação pode ser acessada por meio do site da Signis.

 

Imagem: Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Revistas acadêmicas lançam edições especiais em homenagem a Paulo Freire”

  • Sou de Juazeiro, no norte da Bahia e publiquei com muito orgulho o artigo: “Paulo Freire e suas marcas no vale do São Francisco”, no “Dossiê 100 anos de Paulo Freire”. confira fazendo uma leitura maravilhosa. Viva a Educomunicação. Viva Paulo Freire.
    Um especial agradecimento aos professores: Adilson Citelli, Claudia Nonato, Roseli Figaro e Ismar Soares.

Os comentários estão desativados.