A revista acadêmica Comunicar lançou a 72ª edição trimestral intitulada “Sociedad de la desinformación: El impacto de las fake news en la esfera pública”. A publicação, que possui acesso aberto e gratuito, busca promover reflexões sobre as diversas representações da desinformação e seus efeitos na formação da opinião pública. Com base em cinco pesquisas que abordam a temática a partir de diferentes áreas geográficas e perspectivas sociais, o leitor poderá compreender como a atuação dos meios de comunicação e das organizações governamentais influenciam o exercício da cidadania.

A edição reúne diferentes trabalhos sobre a disseminação de notícias falsas nos ambientes online. Entre eles, estão análises de conteúdos antivacinação contra a covid-19, produção de memes no período pandêmico, desinformação gerada por parlamentares espanhóis e discurso de ódio político promovido por grupos da extrema direita nas redes sociais. A obra abrange, ainda, estudos sobre o letramento midiático de estudantes de jornalismo da Argentina, Chile e Espanha e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Ensino Superior.

A revista Comunicar possui sede em Huelva (Espanha) e tem edições trimestrais especializadas nos campos da Comunicação, Educação e Ciências Sociais. O periódico foi fundado em 1993 e é editado pelo Grupo Comunicar, associação profissional sem fins lucrativos de pesquisadores criada na Espanha em 1989. Liderada pelo editor-chefe e professor da Universidade de Huelva, Ignacio Aguaded, o periódico já publicou 1.900 artigos sobre os temas da educação para os meios, alfabetização midiática e competência digital. Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é membro do Conselho Científico da equipe de avaliadores da revista. 

As edições, revisadas por pares, têm acesso aberto e são disponibilizadas nos formatos impresso e digital nos idiomas inglês e espanhol, com resumos em chinês e português. O periódico ocupa boas posições em vários índices internacionais. De acordo com o Dialnet Métricas, é a primeira do mundo em Educação e em Comunicação. Pelo Google Scholar Metrics, está em segundo lugar entre as publicações em espanhol em todas as áreas. Já no Scopus, é classificada como Q1 em Educação, Comunicação e Estudos Culturais, sendo considerada a quinta do mundo em Comunicação Social.

Serviço

Revista Comunicar, n. 72: “Sociedad de la desinformación: El impacto de las fake news en la esfera pública”

Editores: Guillermo López-García, Gianpietro Mazzoleni e Eva Campos-Domínguez

Data: julho de 2022

Acesso: site da revista

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