Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação

Authors

Claudemir Edson Viana (ed)
Juliana Pádua Silva Medeiros (ed)
Michele Marques Pereira (ed)

Synopsis

A coletânea Cultura Infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação reúne artigos que resultaram de investigações realizadas por discentes da disciplina "Educomunicação na cultura infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico", ministrada pelo prof. Dr. Claudemir Edson Viana (Secretário Executivo da ABPEducom e coordenador do NCE/USP) na Escola de Comunicações e Artes da USP de 2015 a 2018. São dezessete  capítulos que abordam temas relacionados à interação de crianças e adolescentes com mídias tradicionais e, principalmente, a internet e os produtos culturais de interesse deste público. As investigações e análises foram realizadas a partir de observação de sujeitos e de dados tomados de pesquisas do Cetic.br/CGI (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação / Comitê Gestor da Internet no Brasil): Tic Kids Online Brasil e Tic Educação, realizadas nos últimos cinco anos. A partir do paradigma da Educomunicação, os estudos apresentam reflexões sobre o uso que crianças e adolescentes fazem de tecnologias da informação e comunicação e os produtos culturais do interesse delas, e sobre como mediações culturais (escola, família, etc) podem atuar para garantir qualidade e segurança nestas práticas, aprendizagens significativas e protagonismo crítico deste público em especial.

Chapters

  • Prefácio
  • O poder da fala às crianças e aos adolescentes, porque eles têm um mundo a construir
    Ismar de Oliveira Soares
  • Apresentação
  • Cultura infantojuvenil contemporânea na perspectiva da educomunicação: investigações sobre crianças e jovens quanto ao uso de mídias e internet.
    Claudemir Edson Viana
  • Educomunicação e Educação Formal
  • Quando o coletivo vai à escola: educomunicação e juventudes no extremo sul da cidade de São Paulo
    Juliana Salles Souza
  • Educomunicação e o desafio do uso das TICs em sala de aula: um diálogo entre os saberes docentes e discentes
    Christiane Pitanga
  • A educomunicação como alternativa de aproximação entre a escola e o mundo midiatizado: Estudo comparado sobre o uso de mídias digitais e o acesso à internet por crianças e jovens
    Wellington Nardes
  • Protagonismo infantil na internet e o lugar da escola: Análise de dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil
    Lara Chaud Palacios Marin
  • Público infantojuvenil: orientações dos professores sobre o uso da internet
    Gláucia Silva Bierwagen
  • Redes sociais digitais e educomunicação: protagonismo e participação de jovens na Rádio JMS
    Douglas Calixto
  • O potencial do rádio no processo educativo e dialógico
    Isys Helfenstein Remião
  • Sobre exercícios de ver e de produção midiática: O conceito de MUNDO EDITADO abordado em sala de aula
    Juliana Pádua Silva Medeiros
  • A experiência educomunicativa no Colégio Educarte: oficinas de criação de jornal-escolar para o facebook
    Felipe dos Santos Schadt
  • La Casa Amarilla: um olhar sobre a abordagem pedagógica da escola peruana e sua aproximação com a Educomunicação
    Suéller Costa
  • Culturas, Mídias e Educomunicação
  • Percepções sobre os desenhos animados na primeira infância e a mediação parental
    Michele Marques Pereira
  • De que forma e com quais benefícios poderia ocorrer a (re)interpretação da obra “Harry Potter” por meninas de 12 anos
    Vanessa da Silva Brenner Slongo
  • Diferentes abordagens sobre mudanças climáticas em mídias televisivas: posicionamentos de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo
    Mariana Tambellini Faustino
  • Audiovisual e educação: possibilidades na criação de contextos dialógicos
    Valter Vicente Sales Filho
  • Segurança na rede: a dificuldade no acesso produz usuários com perfis diferentes e mais suscetíveis aos perigos da internet?
    Renata Robazza
  • Propaganda infantil on-line: levantamento de princípios educomunicativos na literatura internacional
    Lealis Vaz Meleiro Lopes

Downloads

Download data is not yet available.
Cover for Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação
Published
November 2, 2020

Details about this monograph

ISBN-13 (15)
978-65-87460-01-7