O projeto “Memórias em Rede” – #históriasnãocontadas busca memórias e histórias de anônimos, antigos moradores da cidade, revelando afetividade e amor pelo lugar onde se mora. Em Santos, isso irá se tornar realidade para jovens de 11 a 13 anos, que poderão explorar os espaços e as pessoas que geralmente não são reparadas na rotina.

A iniciativa foi do recém-criado Instituto Devir Educom, formado por profissionais da Comunicação e Educação de Santos e da Capital, além de associadas da ABPEducom – Andressa Luzirão e Ivone Rocha -. Andressa que idealizou o projeto, que vem concebido há dois anos, mas só começou a sair da gaveta mesmo no curso de formação em Educomunicação promovido em 2017 pela ABPEducom. No final dessa formação, foram divididos grupos de estudantes para produzir projetos educomunicativos de acordo com as orientações dos professores. Foi então que Andressa, Ivone, juntamente com a jornalista Carol Za, começaram a colocar o “Memórias em Rede” em movimento.

Esta iniciativa será conduzida pelos princípios da Educomunicação e apoiada nos Recursos da Comunicação e Tecnologia, e pretende promover protagonismo em jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social em Santos. Para isso, os estudantes irão ajudar a revelar à sociedade santista a história não-oficial de lugares da cidade como ruas, praças, esquinas e edificações, que tenham valor afetivo aos moradores, ressignificando esses lugares públicos. As atividades também transcorrerão com transdisciplinaridade, acompanhando o currículo escolar.

Como objetivo principal, os estudantes precisam desenvolver a cidadania, resgatar sua auto-estima e desenvolver o sentimento de pertencimento do lugar onde eles vivem. O projeto começará no segundo semestre, com estudantes do Fundamental 2 nas escolas municipais Mário de Almeida Alcântara e Avelino da Paz Vieira, do Centro de Santos, marco simbólico do início do povoamento da cidade e também a zona de vulnerabilidade social. O projeto já tem parceria com o Museu da Pessoa e a Escola Super Geek.

Para ajudar o projeto, entrem no link https://goo.gl/hLviJ1

As pessoas que ajudarem concorrerão a um ensaio fotográfico de 50 fotos, que deverão ser feitas na cidade de Santos, com agenda a combinar entre o vencedor e a Fotógrafa Susan Hortas. Contatos adicionais: (11) 99724-4123 e (13) 99749-1618, 99151-3225 e 99737-9805. E-mail: memoriasemrede2018@gmail.com

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]