Com o objetivo de incentivar o aprendizado por meio da participação ativa, alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão promovendo oficinas de podcast para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos câmpus Rio Grande e Pelotas. Com duração até março do ano que vem, a iniciativa visa a produção de programas radiofônicos que abordem assuntos da vivência dos jovens participantes. 

Iniciadas como parte de projeto de extensão do curso de Jornalismo, intitulado “A Educomunicação no desenvolvimento de podcasts”, as oficinas deram origem ao programa Rádio na Mão, realizado remotamente ao longo de 2020 e composto por reportagens produzidas pelos estudantes. As necessidades e questionamentos trazidos pela pandemia de Covid-19 estão entre os temas abordados, com matérias sobre ansiedade e ensino à distância. Também há reportagens sobre fake news e candidaturas femininas nas últimas eleições, produções acadêmicas por mulheres e plataformas de streaming.

Embarcando na ascensão dos podcasts nos últimos anos, o projeto educomunicativo utiliza o formato como uma ferramenta educacional, envolvendo os alunos na produção de conteúdos midiáticos sobre experiências e problemas vivenciados por eles, seja na escola ou em outros ambientes. A iniciativa defende que, além de aprenderem a trabalhar em grupo e desempenharem as funções da escuta atenta e da fala, os participantes se tornam protagonistas dos processos comunicativos. 

Podcast Educom

Iniciativa semelhante, a professora Ademilde Silveira Sartori, associada fundadora da ABPEducom e líder do grupo de pesquisa Educom Floripa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), também produziu a série de podcasts chamada Educom, em parceria com docentes e alunos de Pedagogia da Udesc. 

Incentivados pela necessidade de se adaptar ao ensino remoto no contexto da pandemia, os participantes produziram episódios sobre assuntos relacionados às disciplinas do curso, utilizando textos discutidos nas aulas online. Com um total de sete episódios, o Educom abordou temas como o novo Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o uso criativo das mídias na educação.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]