O projeto Educom.Saúde-SP, formação em Educomunicação para agentes de saúde do estado de São Paulo, iniciou sua terceira edição com mais de 400 profissionais inscritos. A iniciativa é oferecida pela Secretaria de Saúde do Estado (SES/SP), implementada com colaboração da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e coordenação da Superintendência de Controles de Endemias (Sucen) da SES/SP. Com início em junho, a terceira edição é totalmente online.

Neste ano, oito tutores desenvolvem as metodologias educomunicativas para o projeto, que tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para que atuem na mobilização da população local em prol da saúde pública, mais especificamente no combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika).  

Em 2019, mesclando atividades presenciais e a distância, o primeiro ciclo do projeto formou um grupo de cerca de 200 agentes, provenientes de munícipios de mais de 100 mil habitantes. Já a segunda edição, realizada em 2020, foi virtual e atendeu cerca de 300 inscritos de cidades entre 50 mil e 100 mil moradores. A edição atual recebe profissionais de cidades com mais de 5 mil habitantes.

Durante o curso, os agentes são estimulados a criar um Plano Conjunto de Ação Educomunicativa para ser aplicado em suas respectivas localidades. Alguns profissionais de saúde provenientes de edições anteriores seguem desenvolvendo trabalhos educomunicativos. Egressa da segunda edição, Márcia Rosa, do Núcleo de Desenvolvimento & Educação em Saúde da Prefeitura de Jacareí, implementou um projeto no município que contempla produção de mídias como vídeos (assista abaixo) e podcasts, além da promoção de outras ações voltadas para o combate à dengue na cidade.

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Projeto Educom.Saúde-SP inicia terceira edição”

  • Muito bom o projeto. Parabéns.
    A propósito , como posso fazer para me inscrever como tutor para as próximas edições?
    Fui tutor do curso “Mídias na Educação”, ministrado pelo NCE-ECA-USP e tenho mestrado em “Comunicação e Saúde” pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
    Obrigado
    Marcelus William Janes

Os comentários estão desativados.