Na última semana, o projeto de extensão universitária 321 REC: estudos e produção coletiva de comunicação para a cidadania”, realizado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi o grande vencedor do Prêmio Destaque PIBEC 2024 (Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura), concedido durante o VII Seminário de Extensão da instituição, realizado nos dias 8 e 9 de abril. O projeto, baseado em estudos mensais sobre Educomunicação e comunicação comunitária, viabiliza, dentre outras atividades, a produção colaborativa de podcasts com foco em direitos humanos e ambientais, dialogando diretamente com vivências de povos originários e populações que vivem às margens da visibilidade social em Rondônia. O 321 REC integra um conjunto de sete projetos com metodologia educomunicativa do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio Educação Cidadania (REC), coordenado por Evelyn Morales, associada da ABPEducom.

Em 2024, o 321 REC, que foi premiado em 1° lugar dentre mais de 200 ações extensionistas da UNIR, mobilizou 22 estudantes de diferentes cursos de graduação, como Pedagogia, História, Artes Visuais, Jornalismo, Teatro, Enfermagem e Letras. Foram produzidos e publicados 37 episódios de diferentes temáticas, com a participação de representantes de coletivos, movimentos sociais e organizações voltadas à defesa e promoção de direitos humanos e socioambientais. Os programas produzidos foram o podcast “321 REC”, o boletim informativo sonoro “miniREC”, além de produções audiovisuais variadas e dez formações educomunicativas populares em espaços de educação não formais.

A roteirização e apresentação dos programas se embasou em abordagem educomunicativa, com uma elaboração coletiva de ideias, textos, locução e edição. Vale destacar que, dentre os episódios desenvolvidos, três foram dedicados a ações da ABPEducom, com participações de Mauricio Virgulino, vice-presidente da associação, Joari Carvalho, integrante do Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação, e Thaís Brianezi, docente da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Para Morales, o sucesso de projetos como o 321 REC reside justamente no caráter colaborativo que estrutura e permeia todas as iniciativas do grupo. “Acredito que só conseguimos realizar todas as atividades porque elas são materializadas em coletividade. Sem co-participação, sem colaboração mútua entre bolsistas, voluntárias/os, professoras e professores parceiras/os, nada disso seria possível. A Educomunicação é um paradigma orientador das nossas ações para além dos muros da universidade, porque acreditamos na extensão como comunicação dialógica, horizontal e ‘com/por/para’ a comunidade”, ressaltou a coordenadora do grupo REC.

Para ver e ouvir os materiais produzidos para o projeto, acesse o canal do YouTube do Grupo REC UNIR, ou visite a página do Instagram da iniciativa.  

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *