Começa hoje (22) o ‘Aspa de Moleque – Escutas sensíveis da infância’’, um projeto multimídia do Instituto Devir Educom na perspectiva da Educomunicação voltada para a infância, em Santos-SP na Semana Mundial do Brincar, entre os dias 22 e 28 de maio. Sublinhar a narrativa infantil, visando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgência de validá-las, buscando transformar a perspectiva adultocêntrica ainda reproduzida na atualidade, que inferioriza e desaprecia o discurso infantil são os objetivos do projeto.

A iniciativa parte da concepção de que a criança é sujeito histórico, cultural, social e de direitos, como o da liberdade de expressão e da escuta qualificada, e contará com três ações no evento, que é articulado mundialmente pela Aliança pela Infância: exposição digital e física de narrativas infantis na Estação da Cidadania (bairro Campo Grande), em parceria com a OSC Consciência pela Cidadania (Concidadania); oficinas de comunicação com crianças das escolas Marista Escola Social Lar Feliz e UME Dino Bueno; e uma exposição-happening em seis painéis digitais instalados em pontos da Cidade, em uma parceria com a Diretoria de Comunicação (Dicom) da Prefeitura de Santos.

Segundo Andressa Luzirão, uma das gestoras do Instituto e idealizadora do projeto, o objetivo é chamar a atenção para a importância de ouvir as crianças. “Há nelas uma potência criativa que precisa ser legitimada. Elas são poesia e, brincando, fazem ciência, são pesquisadoras natas, constroem palavras e resgatam significados sobre a existência. As crianças são o presente, o aqui e o agora, e se queremos uma sociedade melhor, que depositemos um olhar cuidadoso e atento à infância”, salienta Luzirão.

A exposição digital e física de narrativas infantis na Estação da Cidadania, em parceria entre Devir e Concidadania, consiste em frases ditas por crianças que apresentam a riqueza da oralidade infantil. “Mamãe, tem uma Lua nos seus olhos”, diz uma delas. A iniciativa começou em 2019 no perfil da rede social Instagram (@aspasdemoleque), com aspas do menino Miguel, filho de Andressa, desde quando ele tinha perto dos 3 anos. Foram compiladas e transformadas em cards. Atualmente há perto de 200 publicações no perfil. A divulgação das aspas foi autorizada pelo garoto, atualmente com 8 anos.

Junto das frases de Miguel estarão aspas de crianças que participarão da oficina educomunicativa ‘Com a palavra, a criança’, a ser oferecida à faixa etária de 6 a 10 anos (ver abaixo), compondo, assim, um grande arsenal de aspas da infância. Cada lâmina da exposição conta com uma legenda para melhor compreensão do contexto da narrativa. A exposição, digital e física, ficará no local (Av. Ana Costa, 340, bairro Campo Grande) de 22 a 27.05 (segunda a sábado), das 9h às 18h. Grupos interessados em visitar a exposição com explanação sobre a proposta e objetivos do projeto (somente dia 25.05), devem agendar pelo telefone (13) 99749-1618.

OFICINA: COM A PALAVRA, A CRIANÇA

Integra o projeto a oficina ‘Com a palavra, a criança’, realizada nos últimos dias 17 e 18 com alunos da Marista Escola Social Lar e da UME Dino Bueno.  O intuito é proporcionar um espaço de comunicação e expressão por meio da corporalidade, da oralidade, da escrita e do desenho. De forma lúdica, as crianças participantes brincam com as formas de se comunicar e se expressar, e são levadas a pensar sobre temas como o brincar, a cidade, a saúde, a paz, o amor, o respeito, o diálogo, a escuta, a sustentabilidade. “É na infância que começa a cidadania e isso perpassa o exercício da escuta qualificada”, ressalta a também gestora Ivone Rocha, do Devir.

Há brincadeiras de telefone sem fio e de dinâmicas que apresentam o processo comunicacional. As narrativas espontâneas que surgem das crianças ao longo da atividade são registradas – da forma mais fiel possível – e somadas às já existentes, do menino Miguel, na exposição digital ‘Aspas de Moleque’, na Estação da Cidadania, e também no perfil @aspasdemoleque, no Instagram.

ORLA DA PRAIA – No dia 28, encerramento da Semana do Brincar, a exposição física do ‘Aspas de Moleque’ estará na avenida da praia, entre os canais 5 e 6 (em frente à Rua Januário dos Santos), em santos-SP, junto das ações da OSC Concidadania.

EXPOSIÇÃO-HAPPENING – Outra ação de lançamento do ‘Aspas de Moleque’ é a exposição-happening de frases infantis em seis painéis digitais instalados em pontos da Cidade, nos bairros Jabaquara, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia, em uma parceria com a Dicom, da Prefeitura de Santos. São eles:

 – AV. WALDEMAR LEÃO X AV. RANGEL PESTANA
CT DO SANTOS – SENTIDO PRAIA (JABAQUARA)

 – AV. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 41
ORLA – FRENTE AO COLÉGIO OBJETIVO – SENTIDO GUARUJÁ (EMBARÉ)

 – RUA CONSELHEIRO RIBAS, 239
FRENTE AO SESC – PRÓX. AO PRAIAMAR SHOPPING (APARECIDA)

 – AV. DOS BANCARIOS X AV. DINO BUENO
PRÓX. AO SUPERMERCADO FORTE DA BARRA (PONTA DA PRAIA)

 – AV. ARISTOTELES DE MENEZES X AV. PEDRO LESSA
PRÓX. AO CANAL 6 E PRAÇA REBOUÇAS / ESCOLA LUIZA MACUCO (PONTA DA PRAIA)

 – AV. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 156
ORLA- SENTIDO SHOPPING PRAIAMAR / SÃO VICENTE (PONTA DA PRAIA)

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]