Estão abertas as inscrições para a oficina “Alfabetização midiática e produção audiovisual”, destinada exclusivamente a professores da rede pública de ensino que atuem com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O objetivo é capacitar os docentes para o uso crítico do audiovisual num contexto de novas mídias e tecnologias.

Os participantes terão acesso a ferramentas pedagógicas para instruir seus alunos quanto às técnicas de produção jornalística, em especial na linguagem audiovisual. A proposta é ampliar a compreensão e a interpretação crítica dos professores e dos alunos, a partir do conceito de alfabetização midiática. Em um contexto de excesso de informação, principalmente nas novas plataformas, é essencial uma preparação para receber tamanha quantidade de conteúdo.

O curso acontece às terças-feiras, das 14h às 16h, de 1º de outubro a 26 de novembro (exceto dia 15 de outubro). A carga total é de 24 horas, sendo 16 presenciais e oito à distância. A atividade é gratuita e serão oferecidas 25 vagas, preenchidas conforme ordem de inscrição. Haverá emissão de certificados.

Os ministrantes da oficina são docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) — vinculados aos Departamentos de Jornalismo e Editoração (CJE) e Comunicações e Artes (CCA) — e da Faculdade de Educação, ambas da Universidade de São Paulo (USP). A atividade faz parte do projeto “Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública“.

As inscrições para a oficina devem ser feitas através do site do CJE. É necessário comprovar vínculo com uma instituição da rede pública de ensino.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]