Relatar sua experiência no campo da sistematização na prática educomunicativa, na América Latina, e a formulação de políticas públicas no campo, no Brasil, foi o que a Profª Dra. Jacqueline Oyarce, da Unversidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, solicitou ao professor Ismar Soares, ao convidá-lo a tomar parte como expositor, no I Seminário Internacional sobre Comunicação Social

A palestra ocorreu no dia 29 de agosto para um público de 300 participantes do evento, incluindo estudantes de comunicação. Além do Presidente da ABPEducom, tomaram parte no evento, como convidados internacionais, os especialistas Martín Becker, da Universidade de Colônia, Alemanha; Erick Torrico, da Universidade Andina Simón Bolivar, de La Paz, Bolívia, e Omar Rincón, da Universidade de Los Andes, da Colômbia. 


A convergência das abordagens em torno da necessidade de se promover uma comunicação significativa que promova o diálogo multicultural garantiu a adesão dos participantes. O entusiasmo pelos temas tratados se traduziram na realização de encontros e de entrevistas com os pesquisadores por parte de grupos de alunos, ao longo do evento, que teve início no dia 27 de setembro. 

Educomunicação em Cusco 

Durante o simpósio foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada por Silvia Patrícia de Campos Cárdenas, junto a dois colégios da zona rural de Cuzco, interior do Peru, sobre prática educomunicativa que vem sendo realizada há duas décadas por grupos de estudantes do ensino fundamental, como uso da linguagem radiofônica. 

Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Associação Pukllasunchis, que desde o ano de 2003 já beneficiou 6.100 meninos e meninas de 42 comunidades andinas. O projeto visa que as crianças se afirmem culturalmente apropriando-se criticamente do meio radiofônico, como instrumento que permite socializar os saberes e as lógicas culturais.