Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), publicou artigo de sua autoria em livro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Intitulada “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, a publicação digital compartilha o mesmo título do 44° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) de 2021, que homenageou o centenário do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire.

No artigo “Comunicação e a pedagogia libertadora de Paulo Freire”, Soares apresenta  um histórico de pesquisas das últimas décadas que reconhecem a colaboração das ideias do educador para a interface da Comunicação e da Educação. 

O autor destaca, por exemplo, que foi durante a passagem de 1960 para 1970 quando Paulo Freire aproximou definitivamente o campo da Comunicação e da Educação, deixando clara a importância da comunicação no processo de conhecimento.

Além disso, também aborda como a teoria freiriana inspirou a prática da Educomunicação no Brasil e na América Latina e apresenta como a práxis educomunicativa passou a fazer parte de organizações da sociedade civil brasileira e de políticas públicas no país. 

Livro sobre legado de Paulo Freire

O e-book “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania” conta com 13 artigos baseados nas ideias e teorias de Paulo Freire, reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012. 

Dividido em 4 seções: “Ética e comunicação em saúde”; “Comunicação e a pedagogia libertadora de Paulo Freire”; “A publicidade entre a cidadania e o controle” e “Sobre o direito e o dever de resistir: a comunicação na trincheira”, também contém, além de apresentação e prefácio, um texto da pedagoga Nita Freire, viúva do educador, derivado de sua fala na abertura do Congresso da Intercom de 2021.   

Lançado em 2022, foi organizado por Nair Prata, jornalista, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e diretora científica da Intercom; e por Fábia Lima, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora científica adjunta da Intercom. 

A obra é gratuita e está disponível para download no Portcom, portal repositório da Intercom.

Serviço:
E-book “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”
Organizadoras: Nair Prata e Fábia Lima
Publicado por: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom
Ano: 2022
Disponível em: site Portcom

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Presidente da ABPEducom participa de livro da Intercom sobre Paulo Freire”

  • Imagino que trazer Paulo Freire como fonte para o pensar, pesquisar e escrever, é de uma leveza para refletir Educação no contexto atual. E levar isso para escolas 2030.

Os comentários estão desativados.