O X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X Educom), realizado em Brasília entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, ganhou destaque em um portal de notícias de Portugal, que publicou um relato sobre o evento e suas contribuições. O Jornal “Diário Do Minho” dedicou uma página de sua edição de 30 de novembro ao evento promovido pela ABPEducom em conjunto a dez outras instituições. Com o mote “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, o encontro foi enaltecido pelo portal que enxerga na Educomunicação uma relevância significativa no fortalecimento da cidadania e na promoção de debates de alcance global.
A reportagem, escrita por Grécia Rodríguez e Leonardo de Albuquerque, doutorandos em em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação de Universidade do Minho, enfatizou o painel “Interconexões ibero-americanas: América Latina e Portugal”, destacando o projeto “Soy Niño, Sou Criança”, que foi apresentado por Rodríguez na atividade, como um exemplo de práticas educomunicativas transformadoras. O portal apontou que a abordagem do projeto, que conecta experiências entre crianças da Venezuela e de Portugal, reforça os valores da cooperação, solidariedade e protagonismo infantil. “As crianças que participam em processos e ecossistemas de Educomunicação comprometem-se consigo mesmas e com as outras e assumem a sua participação com vontade e entusiasmo. A palavra e a escuta as estimulam a serem sujeitos e atores das suas próprias propostas e as animam a serem difusoras do seu conhecimento infantil”, defendem os autores.
A página do periódico português intitulada “Conversas Gigantes: Sobre, para e com as crianças” é um espaço que, semanalmente, abre espaço para as falas do público infanto-juvenil, numa perspectiva educomunicativa. Para os doutorandos, a Educomunicação é entendida como uma prática libertadora: As crianças são tomadas em conta como participantes que, de mútuo consentimento e entendimento, podem ser cooperantes dos trabalhos e projetos coletivos de comunicação com as suas leituras do mundo. Em ecossistemas diversos procura-se escutar, compreender e interpretar as características, ações, saberes e talentos evidenciados nas crianças quando são sujeitos de conhecimento e atores sociais.
A título de exemplo, o Diário traz o depoimento de Pedro, criança de nove anos que participa do projeto: “Minhas emoções antes eram muito fechadas. Estava sempre a olhar para um zé-ninguém, como se diz. E então, minha recomendação é que digam tudo o que pensem, os sentimentos, as emoções, tudo. Aprendendo com os colegas, trabalhando em equipa e respeitando muito”, ressalta o menino.
Soy Niño: Projeto irmão do Educom.Rádio
O projeto educomunicativo em pauta teve seu começo em Caracas, nos inícios da primeira década do século XXI, no mesmo período em que a Educomunicação era implementada em São Paulo, igualmente a partir da linguagem do rádio. Foi nestes inícios que Ismar Soares, presidente da ABPEducom, teve a oportunidade de visitar a experiência venezuelana, por ocasião de sua estadia na capital do país, para participar de um encontro sobre o tema da Educomunicação promovido pelas Irmãs Salesianas das três Américas.
De acordo com Soares, as experiências de Caracas e de São Paulo, independentemente de suas dimensões – a venezuelana atingindo grupos de crianças com atividades radiofônicas em parceria com algumas emissoras da capital, e a brasileira atendendo uma rede de 455 escolas – as duas práticas tiveram igual destino: uma longevidade ininterrupta, justificada pela coerência epistemológica entre a teoria que as sustentou e a prática que lhes deu vida ao longo do tempo. O fato permitiu a expansão das experiências iniciais.
É nessa linha difusionista que o Projeto Soy Niño chega a Portugal em 2011, em contexto escolar, integrando-se ao programa “Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil”, em desenvolvimento no norte de Portugal, em especial na Escola Básica de Arcozelo no Município de Ponte de Lima. Neste contexto, o projeto passou a denominar-se “Soy Niño, Sou Criança”, aproximando a prática latino-americana às ações de promoção da infância emergentes em Portugal.
Para saber mais sobre o X Encontro Brasileiro de Educomunicação, visite a página do Evento na plataforma Even3.