ISMAR

Esta matéria é uma reprodução do blog dos alunos da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Trata-se de uma entrevista que os alunos fizeram com o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do curso na instituição e presidente da ABPEducom, na qual discorrum sobre a importância e o papel do educomunicador enquanto profissional.
O evento ocorreu durante as aulas de Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação no começo de Setembro. Coletivamente, os alunos de diferentes turmas se organizaram em equipes para promover a entrevista. Desde a elaboração das perguntas, aos moldes de como seria a dinâmica de apresentação – tudo foi planejado coletivamente através de ferramentas de compartilhamento via web. Referenciado como um tipo de “Roda Viva” – tradicional programa de entrevistas da TV Cultura, o prof. Ismar respondeu as mais diversas perguntas relacionadas ao pensamento epistemológico da área e a atuação do educomunicador em diversas instâncias. Em sua fala, destaca as dificuldades da enfrentadas na formação deste tipo de profissional, bem como os desafios que este encontrará em sua práticas.
Segundo ele, “O educomunicador não pode ter um caráter cirúrgico” e, pelo contrário deve estar envolvido aos processos que o cerca. “Ele deve ser um mobilizador!” afirma. Retomando a origem do termo “educomunicador” proposto por Kaplún no contexto Latino Americano, o professor ainda afirma que – enquanto prática – na educomunicação não existe em seu carácter de inteireza “nada é cem por cento educomunicativo!” explica.
Por fim ele concluí refletindo o quão desafiador é formar alguém com essas características, uma vez que, por definição “educomunicação é um processo que se constitui enquanto prática e afirma que este novo agente, esteja onde estiver para agir, deve saber dialogar com o estabelecido.
Ouça o áudio da entrevista através do Player abaixo: