Após aprovação da Política Nacional de Educação (PNE) 2020 na Índia, o Departamento de Publicidade e Relações Públicas (Advertising and Public Relations Department) do Instituto Indiano de Comunicação de Massa (Indian Institute of Mass Communication) engajou os estudantes na realização de cursos de educação midiática para a população. Setenta oficinas foram promovidas para mais de 800 pessoas entre dezembro de 2020 e março de 2021 de forma virtual e presencial.

Os assuntos passaram por verificação e checagem de fatos até segurança de dados na internet e criação de conteúdo responsável para as mídias sociais. A Índia é um dos países mais afetados pelo problema da desinformação sobre a covid-19, segundo estudo de cientistas australianos.

Realizadas em colaboração com o Media and Information Literacy India (MILIN), as oficinas de alfabetização midiática contaram com a presença de universitários, familiares de alunos e de profissionais diversos. Para garantir a participação, os estudantes responsáveis pelas oficinas convidaram pessoas individualmente e em locais públicos e também divulgaram os workshops em mídias sociais.

A PNE 2020 da Índia, que motivou a promoção das oficinas, afirma que a educação de nível superior deve permitir a realização pessoal, o engajamento público construtivo e uma contribuição produtiva para a sociedade. 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]