Os alunos da pós-graduação Metodologias Ativas para uma educação inovadora, na disciplina “Educomunicação e os espaços dialógicos na sala de aula interdisciplinar” oferecido pelo Instituto Singularidades, São Paulo, sob a regência da Profa. Verônica Cannatá, finalizaram suas atividades pedagógicas, no dia 3 de setembro de 2018, apresentando propostas de práticas educomunicativas a partir da agenda global 2030, apresentada pela ONU, sob o título de “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (0DS).

Os trabalhos voltaram-se para os temas: Economia Solidária no Zilda (ODS 1); É plantando que se come (ODS 2); Saúde e bem-estar (ODS 3); Saúde Pública e Fake News (ODS 4); Igualdade de Gênero (ODS 5); Biodigestão escolar e local. É possível? (ODS 7); Desigualdades no urbano (ODS 10); LIXO: De onde vem? Para onde vai? (ODS 12) Canudos plásticos: para quê? (ODS 14); Desmatamento: um problema de todos nós (ODS 15). Saiba mais sobre as ODS acessando: < https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/>

Segundo a Profa. Verônica, a disciplina abordou conceitos da Educomunicação na perspectiva de uma prática pedagógica que promove espaços para a leitura, para a análise crítica, para a produção, para o consumo da informação e para a intervenção no meio. Para tanto, “contemplou um planejamento participativo e interdisciplinar sobre o uso das mídias na educação com a elaboração de sequências didáticas estruturadas na comunicação horizontal dialógica, bem como na produção autoral de conteúdos educativos, no uso criativo das tecnologias digitais, no protagonismo juvenil (sujeitos midiáticos ativos) e na gestão democrática e prática das mídias” 

O curso contou com um ambiente no Moodle, onde os referenciais teóricos e metodológicos foram disponibilizados para leitura. A disciplina constitui-se de cinco aulas de 3h30 cada, com os objetivos de contextualizar, vivenciar, compreender, planejar e avaliar uma aula interdisciplinar com práticas educomunicativas. Para a Profa. Verônica – que é associada à ABPEducom – o objetivo principal do curso foi disseminar a Educomunicação como um paradigma contemporâneo, um caminho possível e transformador:  “Sendo a Educomunicação um paradigma é possível, em sala de aula, inserir outras metodologias ativas desde que estejam alinhadas aos princípios educomunicativos, pois assim a conduzo na minha prática docente”.


Educom.geraçãocidadã  dialoga com educadores


No último dia da disciplina, os alunos Danilo Barbosa Amorim e Nataly Geovanna de Jesus Mendes do CÉU EMEF Casa Blanca, ao lado da aluna Bianca Boya Barcellos Colégio do Dante Alighieri, apresentaram a linha do tempo do projeto pedagógico Educom.geraçãocidadã que teve seu início em 2016.

Na sequência, os respectivos professores das instituições, Lucilene Varandas e Adriano Leonel, juntamente com aluna de licenciatura da ECA USP, Andressa Caprecci, abordaram os desdobramentos do projeto em sua trajetória. Encerrando a apresentação do grupo, o professor Ismar Soares contextualizou a metodologia envolvida no projeto interinstitucional, apresentando a Educomunicação como um caminho para colaborar com professores e alunos na implantação da BNCC, no que diz respeito tanto às competências gerais quanto as que que se referem à Área de Linguagens.

Confira a cobertura da apresentação do Educom.geraçãcidadã no Instituto Singularidades feita por  Naira Rivelli Martins, da Imprensa Jovem e Marina Raniere Gomes Silva da Dante em Foco: <https://www.facebook.com/media/set/?set=a.712079992461329&type=1&l=4c5d53378c >. Curta a página e acompanhe o projeto.

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