O Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom) acaba de lançar o relatório digital da pesquisa “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico”. O projeto resulta de estudo desenvolvido entre os anos de 2017 e 2020 e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa teve como sede o Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e foi liderada por Adilson Odair Citelli, professor titular da USP e coordenador do Mecom. 

Elaborado para o formato web, o documento apresenta gráficos, dados e análise sobre diversas questões que envolvem mídias, tecnologias e os desdobramentos no contexto escolar. Para conhecer os fundamentos da pesquisa e acessar as análises, basta descer a tela do computador ou smartphone, ou navegar pelos itens do menu ao lado esquerdo (na versão desktop) ou pelo menu no topo da tela (na versão mobile).

A pesquisa envolveu 509 professores(as) da educação básica e 3708 estudantes – 57% do ensino fundamental e 40% do médio, incluindo também 47 alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos. A distribuição alcançou 23 das 26 unidades da federação e contou com mais representantes na região Sudeste (36%), seguida pelas Sul (33%), Nordeste (20%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1%).

Entre os principais objetivos do projeto estão os de verificar, junto às escolas do ensino fundamental e médio, se​ ​e como​ os discursos escolares dialogam com os meios de comunicação e as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir o conhecimento e a informação. 

“Os resultados e análises presentes no relatório indicam as formas de relacionamento e uso dos meios de comunicação por parte dos docentes e discentes. Além disso, o estudo verifica como as temáticas referentes à aceleração social do tempo afetam o cotidiano escolar, estejam elas associadas às ações pedagógicas ou à vida mais ampla implicadas com a utilização dos dispositivos técnicos: internet, celular, tablet, etc.”, afirma Citelli.

O Mecom realiza estudos e promove pesquisas em escolas, universidades e institutos educacionais com o objetivo de ampliar as reflexões acerca do avanço das tecnologias e seus desmembramentos no ambiente educativo, da dinâmica social do tempo, das inter-relações comunicação e educação, dentre outras questões relacionadas a essa interface.

Serviço

Relatório: Inter-relações comunicação e educação no contexto do ensino básico

Organização: Adilson Citelli

Publicação: Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom)

Acesso gratuito: site do Mecom

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