O Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom) acaba de lançar o livro “Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares”. O e-book é um aprofundamento do relatório digital da pesquisa “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico”, desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020. O projeto foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve como sede o Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), sendo liderada por Adilson Odair Citelli, professor titular da USP e coordenador do Mecom. 

A obra, sétimo volume da série “Comunicação e Educação” publicada pela Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia, está disponível em formato digital na plataforma SciELO. A pesquisa relatada no livro buscou verificar como professores e alunos dos níveis fundamental e médio de ensino se relacionam com os meios de comunicação. Os resultados do projeto mostram a notória presença do celular, dos computadores e da internet no cotidiano dos docentes e discentes e, consequentemente, a relevância das tecnologias como mediadoras da aprendizagem.

A fim de salientar uma nova forma de relacionamento com as técnicas e estratégias para incorporá-las aos andamentos didático-pedagógicos, a obra conta com pressupostos teóricos e metodológicos baseados na interface dos campos da Comunicação, da Educação e da Linguagem. Têm destaque as vertentes apoiadas na ótica comunicativa cultural de Jesús Martín-Barbero, na dialogia educativa freireana e no debate sobre o lugar das tecnologias de Hartmut Rosa e Jonathan Crary, entre outras referências.

Também é abordado como a aceleração social do tempo afeta o cotidiano escolar nos termos da hiperconexão, caracterizada pela rapidez e facilidade de produzir e receber informações. A análise ainda é ampliada para o contexto dos discursos de ódio e intolerância, da manipulação informativa, fake news e controle dos perfis de usuários. Tais temáticas buscam reforçar a necessidade dos discursos escolares dialogarem com os meios de comunicação e as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir o conhecimento e a informação.

Os dados e reflexões contidos no livro visam sobretudo repensar a educação básica formal, tendo em vista os desafios e possibilidades oferecidos pelos processos comunicacionais. Dessa forma, o livro é destinado ao público que deseja aprofundar o seu conhecimento sobre a mídia, não somente acerca das habilidades técnicas, como também na competência da análise das mensagens em circulação e das formas culturais geradas neste sistema, para construir um pensamento analítico e crítico. 

Serviço

Livro: Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares

Organização: Adilson Citelli

Editora: Editus – Editora da Uesc

Ano: 2021

Acesso gratuito: plataforma SciELO