Dando continuidade ao II Encontro do Núcleo Nordeste da ABPEducom (ENNA), a live “O Nordeste contado por sua gente: práticas sobre ser e estar no Nordeste” acontece nesta terça-feira (18 de outubro), às 19h. A atividade tem como foco a abordagem dos movimentos sociais do campo na perspectiva do acesso à terra e permanência na região.

Os convidados são Thaynara Policarpo, da Articulação do Semiárido Brasileiro na Paraíba (ASA Paraíba), e Álvaro Luiz, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). A mediação é de Sandra Raquew, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e associada da ABPEducom NE.

A atividade compartilhará experiências exitosas promovidas pela ASA Paraíba a partir de episódios de radionovelas compartilhadas pelo WhatsApp. As produções são realizadas por e para famílias agricultoras, abordando de forma orgânica situações do cotidiano do povo nordestino e alternativas para problemas comuns, a partir de uma linguagem própria e sem interlocutores externos. A live apresentará, também, o trabalho do IRPAA, que desenvolve formações com viés educomunicativo com pequenos agricultores no âmbito do semiárido brasileiro. Essas práticas se convertem em força antagônica à cultura do silêncio da teoria freiriana e força motriz para teoria da libertação, com o processo de mediação contextualizado e estruturado.

A atividade é gratuita e poderá ser acompanhada pelo canal da ABPEducom no YouTube.

O II ENNA é um momento preparatório para o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, que ocorrerá entre 14 e 16 de novembro de 2022, com atividades virtuais e híbridas sediadas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. A programação e inscrição do IX Educom podem ser acessadas pelo site do evento.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]