A ABPEducom promove mais uma transmissão do seu ciclo de lives, desta vez com o tema “Educação Especial Inclusiva e Educomunicação”. O assunto ganha especial relevância após o governo federal ter estabelecido recentemente a Política Nacional de Educação Especial (Decreto 10.502/2020), considerada discriminatória por estimular que estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação sejam matriculados não em escolas e turmas regulares, mas sim especializadas.

O encontro virtual acontece no dia 20 de outubro (terça-feira), às 17h, e terá a participação de:

  • Liliane Garcez, educadora com atuação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República e na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. Foi consultora do projeto internacional para elaboração da “Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Educacional” de Angola. Ela é especialista contratada para elaboração de relatório sobre o progresso brasileiro em relação ao monitoramento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, componente do Global Educational Monitoring Report (GEM) 2020, publicado pela Unesco. Também é especialista contratada para leitura crítica e produção de conteúdo do Programa Itaú Social Unicef 2020, incluindo elaboração de roteiro e gravação de vídeo sobre diversidade. Idealizadora e articuladora do Coletivxs. Garcez é autora de capítulos de livros e obras na área de educação especial na perspectiva inclusiva. É mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
  • Alexandre Moreira, licenciado em Educomunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Possui a certificação internacional PMD Pro 1, voltada para a gestão de projetos sociais. Moreira atuou com planejamento, implementação e avaliação de projetos de formação continuada de educadores no terceiro setor, na área de educação inclusiva. Desenvolve projetos e cursos em educação digital com foco em acessibilidade e design instrucional. Ele é idealizador e fundador do Portal Caneca e participa do Coletivxs.
  • Márcia Martinelli, pedagoga com atuação por 28 anos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) como professora orientadora de informática educativa (POIE), professora de apoio e acompanhamento à inclusão (PAAI), palestrante e especialista em educação especial. Participou do Programa Nas Ondas do Rádio, vinculado ao Núcleo de Educomunicação da SME-SP, no qual buscou aprimorar o atendimento a alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

A mediação do debate e curadoria do ciclo são da diretora cultural da ABPEducom Paola Prandini, cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO, e do associado Mauricio Virgulino, doutorando em Artes Visuais pela ECA/USP.

A live será veiculada no canal da ABPEducom no YouTube, com chat ao vivo aberto para perguntas e comentários. A gravação ficará disponibilizada após a transmissão.

Serviço

Live ABPEducom: Educação Especial Inclusiva e Educomunicação

Data: 20 de outubro (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão: canal da ABPEducom no YouTube

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]