O curso de Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), ganhou destaque no Jornal da USP por ações educomunicativas envolvendo a criação de materiais digitais de conscientização ambiental, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e uma parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).

A primeira reportagem lançada em 10 de janeiro de 2024 fala sobre uma série de materiais audiovisuais produzidos pelos estudantes da disciplina Educomunicação Socioambiental, ministrado pela professora Thaís Brianezi. Segundo a matéria, a proposta de trabalho final do curso era que cada grupo de alunos fosse responsável por um dos 17 objetivos e, após estudar o conteúdo sobre ele na Agenda 2030, realizasse a produção de materiais paradidáticos. A linguagem dos materiais podia ser de livre escolha, o que resultou em diferentes suportes para cada ODS. As produções dos estudantes entraram como material paradidático do curso on-line Consumo Consciente e Agenda 2030 na Prática, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e pelo Instituto Akatu.

Confira todos os trabalhos produzidos:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
A renda básica universal e a erradicação da pobreza (cartilha)
Autores: Thiago Prado Lindman e Yosef Morenghi Fawcett

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Cozinhando alimentos sustentáveis (e-book)
Autores: Antonio Marques da Costa Ouro e Clara Cerione Canellato

ODS 4 – Educação de qualidade
Educação em Direitos Humanos (cartilha)
Autoras: Isabela Ximenes Ferreira e Julia Lima Monteiro de Carvalho

ODS 5 – Igualdade de gênero
O combate à violência de gênero (vídeo)
Autor: Luan Carlos Martins da Silva

ODS 6 – Água potável e saneamento
Gotas de conflito: conversa sobre a crise hídrica (jogo)
Autora: Vitória Rodrigues Silva

Sensibilização das águas de São Paulo (roteiro de atividade)
Autoras: Mara Mendes de Matos e Marina Silva Alves Feijó

ODS 8 – Trabalho descente e crescimento econômico
Ecoturismo em São Paulo (folheto)
Autoras: Carolina Sallouti Allegrini, Ingrid Martins de Souza e Sofia Souza Ferreira

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Eco 9-dade (vídeo)
Autoras: Beatriz Coutinho Nascimento e Sara Baruk Leite Oliveira

ODS 10 – Redução das desigualdades
Jogo da (des)Igualdade
Cartas (frente)
Cartas (verso)
Autores: Arthur de Luca Novaes Gomes, Felipe Campos Azevedo Seriacopi e Pedro Augusto Machado de Castro

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis (vídeo)
Autores: Alef da Silva Almeida, Ana Luisa Fernandes de Souza e Bárbara da Silva Oliveira

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
Desvendando o Homo consumens: Greenwashing (podcast)
Autores: Cecy Ayumi Costa e Marcelo Araújo Pereira

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 13 – Racismo ambiental e justiça climática (vídeo)
Autoras: Giovanna Costa Sousa, Lívia Magalhães de Brito e Nicolly Cavalcante Alves da Silva

ODS 14 – Vida na água
ODS das Sereias (fotonovela)
Autores: Anderson Sousa dos Santos, Ivo Dias Alves, Nicole Romano Soares e Victor Hugo de Moraes Domingues

ODS 15 – Vida terrestre
ARI – Ação Replicadora Insurgente (áudio e texto)
Autores: Alanis Cezarete de Oliveira e André Aparecido Rocha Buccieri

Os trabalhos ainda foram destaque no Planeta Campo, uma plataforma de comunicação sobre o agronegócio vinculada ao Canal Rural. Confira reportagem abaixo:

Educomunicação e o Novo Ensino Médio

A segunda reportagem do Jornal da USP, de 20 de fevereiro de 2024, abordou a parceria entre a Licenciatura em Educomunicação da USP e a ETEC Cepam na produção de um vídeo sobre o Novo Ensino Médio, listando as contribuições e contrapontos do novo currículo articulado nas escolas brasileiras. O trabalho teve o apoio do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-ECA/USP).

Segundo a reportagem, o vídeo foi produzido no ano passado quando os alunos secundaristas da ETEC utilizavam as estruturas do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, como laboratórios de informática e edição de vídeo. O projeto contou com a participação de três bolsistas estudantes do Ensino Médio da ETEC, com o auxílio de três estagiários discentes da USP e foi orientado pelo professor Claudemir Viana, secretário executivo da ABPEducom. “Estamos aprendendo muito com estas experiências, e estamos avançando nos trabalhos de sistematização das aprendizagens e criações para contribuir para o debate nacional sobre como a Educomunicação pode estar no Novo Ensino e Médio e Técnico”, disse Claudemir Viana em entrevista para o Jornal da USP.

Confira o vídeo produzido pelos estudantes da ETEC:

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]