A 12ª edição do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), que acontece em abril de 2025 em Matinhos, Paraná, no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), terá, dentre os Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs) que compõem o evento, o tema “Pesquisa em Educação Ambiental e Educomunicação”. O encontro é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa, que, desde 2001 incentiva e promove a interação entre pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de discutir trabalhos e tópicos relacionados à educação ambiental. 

A criação do Grupo, que é coordenado por Thaís Brianezi, docente da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é uma proposta do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE/USP), e se justifica a partir do robusto histórico de aproximação entre os campos da Educomunicação e da educação ambiental no Brasil, esse que já compõe um arranjo tanto jurídico-institucional como teórico-metodológico. Como apresentado na ementa do grupo, que já aceita submissão de trabalhos, “a criação do GDP Pesquisas em Educomunicação Socioambiental contribuirá para que a Rede EPEA aprofunde os estudos sobre as convergências epistemológicas e empíricas da educação ambiental e da educomunicação nas ações, projetos, programas e políticas públicas brasileiras da chamada educomunicação socioambiental, com foco no tratamento de problemáticas chave”.

Para  Brianezi, “a importância do GdP reside na composição de mais um espaço qualificado que reúne pesquisadores(as) e educadores(as) de todo o Brasil, para debates acerca da importância da Educomunicação, assim como para encontrar boas práticas, identificar lacunas e achar caminhos comuns para avançar nas práticas educomunicativas com interface em educação ambiental, que nas políticas públicas são conhecidas como Educomunicação socioambiental”, destaca a coordenadora do grupo.

O XIII EPEA será realizado entre os dias 13 e 17 de abril de 2025, e o período de submissão de trabalhos se encerra no dia 31 de agosto de 2024. Para encaminhar trabalhos, acesse a página do evento na plataforma Even3.

Serviço:

Informações sobre o evento: Para saber mais, acesse a página da organização do evento

Submissão de trabalhos: Para encaminhar trabalhos, acesse a página do evento na plataforma Even3.

 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário em “Grupo de discussão de Pesquisa de Educomunicação integrará o XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental”

  • Feliz demais com a criação deste grupo. Torcendo para termos muitos trabalhos!

Os comentários estão desativados.