Chegou a vez do projeto Caminhos das águas – fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais se banhar nas águas do Rio Tocantins, em Tocantinópolis (TO). O curso de formação está com inscrições abertas entre os dias de 25 de junho a 03 de julho, via formulário eletrônico disponível no link.

A atividade é uma ação do Governo Federal, Ministério da Cultura (MinC) – por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI) – e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com parcerias locais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Tocantins (Sepot). O curso é gratuito, acontece entre os dias 08 e 12 de julho, de forma presencial,  das 8h às 15h30, endo que pela primeira vez a formação do Caminhos das Águas acontecerá inteira em Território Indígena, na Escola Mãtyk, Aldeia São José, do povo Apinajé, em Tocantinópolis (TO). 

Para participar, é necessário ser maior de 16 anos, ser articulador(a) e/ou fazedor(a) artístico-cultural, artista, arte-educador(a) ou educomunicador(a), com prioridade para pessoas ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A confirmação de inscrição será informada no dia 04 de julho, por meio do e-mail usado na inscrição. Não há limite de idade para participação. 

Em Tocantinópolis o curso abordá os conteúdos Arte, Educação e Educomunicação para quê?; Arte como expressão de identidades, diversidade e acessibilidade; Ação ou intervenção a partir das artes: a experiência de artistas/educadores; Laboratório de Contação de histórias – movimentando realidades; e Cultura alimentar – cultivando memórias através dos alimentos. E o importante Laboratório de Elaboração de Projetos Culturais, presente em todas as localidades em que o Caminhos das Águas se desenvolve, comporá as 40h de formação.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]