A comissão de prêmios do PPGCOM da ECA/USP indicou na última sexta-feira (09) os melhores trabalhos de 2017, para representar o PPGCOM no Prêmio anual da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação – Compós.

Para a categoria de Dissertação de Mestrado foi indicado uma pesquisa com referencial em educomunicação de autoria de Douglas de Oliveira Calixto (Dodô), orientando do Prof. Adilson Citelli, com o título: Memes na Internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a “zoeira” de estudantes nas redes sociais.

Douglas de Oliveira Calixto (Dodô), hoje diretor de Comunicação da ABPEducom, participou do Projeto Educom.rádio, implementado pelo NCE-USP junto a 455 escolas da Prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004, sob a coordenação geral do Prof. Ismar Soares, tendo integrado o grupo de alunos que a EMEF Assad Abdalla, localizada na zona leste de São Paulo. Dodô Calixto integrou o programa no primeiro semestre de 2003, quando cursava o 8° ano do ensino fundamental.

O resultado, com os vencedores do Prêmio Compos de teses e dissertações, será anunciado oficialmente no Encontro Nacional da Compós a realizar-se em junho de 2018, na PUC-MG.

Os indicados do PPGCOM ao Prêmio Compós receberão uma homenagem no dia 9/03/2018, 14h, na abertura da Aula Magna do Programa, cujo conferencista será físico, o Prof. Dr. Olival Freire Junior.

Os critérios de seleção realizada na ECA seguiram as normas que constam no site da Compós: www.compos.org.br.

Trajetória

Dodô Calixto em imagem do Vídeo Institucional do projeto Educom.Rádio, no ano de 2003; direção de Marcia Coutinho e edição Elisa Capai.


Até chegar ao Mestrado da ECA/USP, Dodô Calixto cursou jornalismo na Unesp (Bauru) e depois, na condição de atleta universitário, estudou Graphic Design no Lassen College (Califórnia, EUA) entre 2011 e 2012. De volta ao Brasil, foi repórter e editor multimídia do portal Opera Mundi, onde desenvolveu o projeto Aula Pública em parceria com a Rede TVT.

 

Dodô Calixto (esq.) e Alton Grizzle, Media and Information Literacy, da Unesco, durante seminário promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

 

As Melhores pesquisas do PPGCOM da ECA/USP

Segue a lista das melhores pesquisas da ECA/USP, em 2017:

 MELHOR TESE

TÍTULO: A Alteridade na ficção seriada e na grande reportagem. Um estudo sobre as estratégias de representação do outro na narrativa televisional brasileira.

AUTOR: José Augusto Mendes Lobato

ORIENTADORA: Mayra Rodrigues Gomes

 Menção honrosa para o doutorado:

TÍTULO: Mulheres adultas em situação de rua e a mídia: histórias de vida, práticas profissionais com a população de rua e representações jornalísticas. Autoria de Suzana Rozendo Bortoli. Orientação de Alice Mitika Koshiyama 

MELHOR DISSERTAÇÃO

TÍTULO: Memes na Internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a “zoeira” de estudantes na redes sociais.

AUTOR: Douglas de Oliveira Calixto

ORIENTADOR: Adilson Odair Citelli.

 Menção honrosa para o metrado:

TITULO: Signo da diversidade: narrativa e compreensão jornalística com pessoas LGBT. Autoria de Gean Oliveira Gonçalves. Orientação de Cremilda Celeste de Araujo Medina.

 

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]