Foi disponibilizada ao público a gravação do webinar promovido pelo Ministério da Saúde no dia 3 de dezembro de 2020, que teve como tema “Informação e Comunicação para Prevenção das Arboviroses – Dengue, Chikungunya e Zica”. Durante o evento, organizado pela Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Vigilância em Saúde, foi apresentado o projeto Educom.Saúde-SP, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), em 2019 e 2020, com apoio do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e da ABPEducom.

O projeto esteve entre as estratégias de comunicação, informação e mobilização social para prevenção das arboviroses e combate ao mosquito Aedes aegypti expostas durante a transmissão, que foi voltada a profissionais das áreas de Vigilância em Saúde, Comunicação e Educação e demais interessados no tema.

A descrição do Educom.Saúde-SP e o detalhamento das duas edições já realizadas esteve a cargo de Irma Neves, assessora técnica da SES/SP e coordenadora pedagógica do projeto. Ela mostrou os testemunhos de cursistas garantindo que a Educomunicação levou novas perspectivas para o trabalho de reflexão e mobilização, motivando o agente de saúde para dialogar com a população sobre formas de defesa da saúde.

Para Neves, a Educomunicação carrega uma potencialidade indiscutível e merece ser difundida, sendo um divisor de águas para a Vigilância em Saúde no território paulista. Após a apresentação, uma especialista em saúde do Acre solicitou o desenvolvimento de um projeto de Educomunicação em seu estado.

Segundo Ismar Soares, presidente da ABPEducom e coordenador do Educom.Saúde-SP, a exposição deu uma ideia abrangente dos fundamentos e resultados da prática educomunicativa na área da Saúde, permitindo aos interessados ter uma visão das especificidades do projeto.

Assista à gravação do webinar abaixo (a fala de Irma Neves começa no instante 1h54min20seg):

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]