O Instituto Devir Educom promoveu recentemente duas ações de destaque para o campo da Educomunicação por meio do projeto Memórias em Rede. Na primeira, os estudantes da iniciativa fizeram a cobertura educomunicativa da Expo Cidades Criativas Brasileiras, que aconteceu em paralelo à XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Já na segunda atividade, os alunos produziram conteúdos audiovisuais para o Programa de Combate à Desinformação, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com parceria da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

A Expo Cidades Criativas Brasileiras aconteceu na cidade de Santos (SP), no mês de julho, e reuniu representantes de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas que destacam a cultura e a criatividade na construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias. Na cobertura do evento, os alunos do Memórias em Rede atuaram como repórteres, uniformizados com coletes de “imprensa na escola”, e produziram fotos e vídeos, além de realizar entrevistas com as autoridades e palestrantes presentes.

Participaram da atividade alunos das Escolas Municipais Avelino da Paz Vieira e Vinte e Oito de Fevereiro e da Escola Pública Estadual Zulmira Campos. A jornalista e professora associada da ABPEducom e gestora do Devir Educom, Ivone Rocha, acompanhou virtualmente as ações em virtude do seu trabalho de pesquisa de doutorado, cujo tema é o projeto Memórias em Rede.

Durante o evento, o Instituto Devir Educom também integrou o painel “Desinformação, Educação Midiática e MIL Cities: A evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis” buscando provocar a reflexão sobre protagonismo, tecnologia humana e cidadania no contexto da cultura digital e transformação social. A instituição foi representada pela jornalista, professora e associada da ABPEducom Andressa Luzirão. Ela discorreu sobre a perspectiva educomunicativa do Memórias em Rede, que leva o jornalismo para escolas públicas com a singularidade de tratar a educação midiática a partir das histórias de vida e das memórias afetivas dos estudantes. 

Luzirão dividiu o painel com outros especialistas no assunto, como a também jornalista Renata Ferrarezi, que abordou políticas de combate à desinformação, como o projeto de lei do deputado estadual Caio França (PSB) para instituir a Semana Estadual de Educação Midiática. Já a educadora e coordenadora do Parquinho Tecnológico de Santos, Cristiane Domingues, discorreu sobre os projetos desenvolvidos no equipamento e sublinhou a importância do letramento midiático e informacional. 

Também fez parte da mesa, mediada pela secretária adjunta de Educação de Santos, Maria Helena Marques, o conselheiro da ABPEducom e codiretor da Aliança Internacional da Unesco em Alfabetização Midiática e Informacional (Unesco MIL Alliance), o jornalista Alexandre Le Voci Sayad. Ele encerrou o painel tratando sobre o tema “MIL Cities e a evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis”, abordando o conceito criado pela Unesco para a cidade do futuro e que perpassa o uso das tecnologias e o combate à desinformação e às fake news. 

Memórias em Rede no Programa de Combate à Desinformação (PCD)

Já a participação dos alunos do Memórias em Rede no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do STF consistiu na produção de cinco vídeos de curta duração voltados ao público jovem e seus familiares. Os vídeos têm em média um minuto e meio cada e contam com a participação de professores do Parquinho Tecnológico de Santos, participantes da formação “Círculo Memórias em Rede de Oficinas”. Os roteiros, produzidos pelos gestores do Instituto Devir Educom, abordam questões como fake news, bolhas informacionais e deepfakes, que são informações falsas que possuem a alteração na imagem ou voz de alguém.

A série de vídeos cumpre com o objetivo do Memórias em Rede de informar os jovens sobre como combater a desinformação e produzir conteúdo com responsabilidade nas redes sociais, ensinando a identificar as notícias falsas utilizando ferramentas disponíveis no ambiente online. Uma das ferramentas preventivas dos impactos da desinformação é o site da RNCD, que abriga os endereços eletrônicos das agências de checagem de fatos.

Além do Devir Educom, diversas entidades participantes da RNCD se articularam ao programa do STF e se comprometeram a organizar ações – como debates, oficinas, cursos e formações – a serem realizadas durante o período que antecede as eleições. A ABPEducom está entre essas instituições, com a promoção do ciclo de debates “Educomunicação, Democracia e Eleições” e do ciclo formativo “Educomunicação em tempo de Eleições: reflexões e proposições para fortalecer a participação cidadã”, organizado pelo Núcleo Regional do Vale do Paraíba.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]