A equipe de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, responsável pelas ações educomunicativas da instituição e integrante do Projeto Educom.geraçãocidadã, acaba de criar um jogo de cartas inovador que permite promover, junto aos alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), debates sobre segurança na internet. Trata-se do “Cittadino” (“cidadão”, em italiano), que tem como objetivo provocar reflexões sobre a postura dos alunos, enquanto cidadãos, no mundo digital. Cada carta representa uma atitude que será trabalhada, apresentando atitudes positivas e negativas relacionadas ao uso das mídias sociais.

O jogo — criado pelos professores Adriano Leonel, Barbara Endo, Celise Correia e Verônica Cannatá (coordenadora), associada da ABPEducom — foi apresentado no último dia 5 de fevereiro, em evento promovido pela Safernet, associação sem fins lucrativos e apartidária que foi criada em 2005 por uma equipe de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito para combater a pornografia infantil na internet brasileira.

A data é o Dia da Internet Segura, que tem sido celebrado globalmente com o objetivo de garantir a cidadania e os direitos humanos na rede. O jogo será disponibilizado no site da Safernet, para que qualquer pessoa possa baixar, imprimir e jogar em casa ou na escola.

Mais informações, incluindo a imagem das cartas e as regras sugeridas, estão disponíveis no site do Colégio Dante Alighieri.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]