Prof. Carlos Lima recebendo o
Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação,
durante o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, em 2008,
das mãos do Jornalista Joseph Chittilapilly, de Genebra. Suíça.

Será em Petrolina, PE, no dia 26 de maio. O cidadão contemplado é um dos 12 mil brasileiros escolhidos para conduzir a Tocha Olímpica pelas 370 cidades brasileiras que receberão o símbolo do encontro mundial dos esportes, entre maio e agosto de 2016. A escolha dos nomes pelo Comitê Olímpico significa o reconhecimento de suas histórias de vida e da excepcionalidade de suas contribuições para o esporte e o bem estar social.

No caso de um 110 dos escolhidos para o revezamento em Petrolina, a razão foi sua contribuição para a prática educomunicativa. Com raízes familires na cidade pernambucana, mas trabalhando em São Paulo, o professor Carlos Lima fez saber à comissão coordenadora do evento a importância do projeto Imprensa Jovem, mantido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo.

No dia 26 de maio, quando a Tocha Olímpica chegar a Petrolina, depois de haver passado por Sobradinho e Juazeiro, BA, caberá ao Carlos levar o símbolo das Olimpíadas pela ruas da cidade, por um trecho de 190 metros, espaço/tempo suficientes para mostrar a visibilidade que a educomunicação vem alcançando Brasil a fora, como símbolo de articulação e mobilização de educadores, criança e jovens, em busca de seu protagonismo como comunicadores em favor de uma cultura de paz.
Carlos Lima, especialista em Educomunicação pela USP e que desde 2006 vem articulando a implantação da educomunicação nos espaços da Secretaria de Educação de São Paulo, ao receber a notícia da escolha de seu nome, comentou: “Este é mais um fato que irá se somar a vários outros do Imprensa Jovem que terá uma portaria exclusiva na Rede nos próximos meses para perpetuar as ações de Educomunicação e ampliar as possibilidades com o campo na Educação paulistana”.