Os diretores da ABPEducom Bruno Ferreira (Assuntos Profissionais e Formação Continuada) e Douglas Calixto (Comunicação) escreveram o artigo “Mas afinal, o que faz o profissional de ‘Educomunicação’?”, no qual abordam a atuação do educomunicador, para o blog Educação & Mídia, mantido pelo Instituto GRPCOM — ligado ao Grupo Paranaense de Comunicação — no site da Gazeta do Povo. Confira um trecho abaixo:

O neologismo “educomunicação”, junção das palavras comunicação e educação, passou a circular de forma intensa nos últimos anos. Seja em cursos, seja em novas vagas no mercado de trabalho, o conceito costuma despertar dúvidas em quem o escuta pela primeira vez.

Como o nome propõe, a educomunicação articula pesquisas, práticas e ações que envolvem comunicação e educação. Trata-se do reconhecimento de que as duas áreas são parceiras estratégicas: de um lado, profissionais da comunicação passaram a utilizar “práticas educativas” e, por outro lado, educadores passaram a utilizar a “mídia” como recurso pedagógico.

No entanto, o crescimento da área resulta em novas perspectivas de trabalho e questionamentos no âmbito acadêmico, sobretudo em dúvidas sobre como lidar com mídias e tecnologias na educação, leitura crítica dos meios, educação midiática e assuntos correlatos.

Leia o texto completo.

Notícia relacionada: Presidente da ABPEducom abre 1º Fórum Ler e Pensar, no Paraná: veja vídeos da palestra

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]