Em novembro, durante a 13ª edição da Semana Global de Alfabetização Midiática e de Informação, o educador e jornalista Alexandre Le Voci Sayad, sócio-fundador da ABPEducom, lançou o livro “Operational guidelines: constructing UNESCO Media and Information Literacy Cities”, obra destinada a oferecer um suporte teórico e metodológico para a implementação de políticas públicas de educação midiática e informacional em nível municipal. 

O Guia apresenta ao leitor a experiência educomunicativa promovida pelo Projeto Imprensa Jovem na cidade de São Paulo, que é tomada pelo autor como um exemplo de iniciativa que pode estimular o desenvolvimento dessa política. O projeto, idealizado por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da prefeitura de São Paulo, promove a criação de agências de notícias em escolas do Ensino Infantil e Fundamental da capital paulista, em que estudantes protagonizam processos de criação de pautas, pesquisa e edição de conteúdos midiáticos. A iniciativa teve início em 2005, em uma escola da zona leste da cidade, e atualmente se aproxima da casa dos 100 mil beneficiados na rede municipal de ensino de São Paulo. Ao longo de quase duas décadas de atuação, o Imprensa Jovem, que se consolidou como o mais importante projeto de alfabetização midiática e Informacional da América Latina, trouxe relevantes contribuições à educação pública paulistana.

Sayad, que também é Mestre em Ética da Inteligência Artificial, pela PUC/SP, destacou que foi a partir de 2018, quando participou da Semana Global da UNESCO celebrada na Lituânia, que começou a pensar no tema de como os sistemas de  educação das cidades poderiam abraçar a educação midiática e a Educomunicação como política pública local.

A edição de 2024 da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional foi sediada em Amã, capital da Jordânia, numa iniciativa da Organização das Nações Unidas para educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que objetiva debater o impacto social das novas tecnologias, como as inteligências artificiais, por exemplo. Sayad mediou um dos cinco painéis temáticos do evento, momento em que lançou seu livro, em uma sessão que contou com a presença de Rym Ali, Princesa da Jordânia Rym Ali, Wallace Gichunge, diretor do Centro de Educação Midiática do Quênia, Deema Thiab, urbanista da UN Habitat, além do prefeito da capital Yousef Shawarbeh, que declarou Amann como o primeiro centro urbano do Oriente Médio a se tornar uma “Cidade AMI”. 

O Guia está disponível gratuitamente para download no website da UNESCO, até o presente momento, somente em língua inglesa.

Serviço:

Onde baixar: Para acessar o guia e mais informações sobre a publicação, acesse a página da obra no website da UNESCO. 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *