Na obra “Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem”, a autora Kelli Angelini apresenta bons e maus exemplos do uso das mídias digitais pelo público infantojuvenil. A educomunicadora Andressa Caprecci, associada da ABPEducom, foi responsável pela consultoria e revisão pedagógica da obra e auxiliar na construção do encarte de atividades a serem utilizadas em sala de aula, que acompanha o livro.

As crianças e adolescentes brasileiras estão consumindo e produzindo conteúdos online com uma frequência cada vez maior. De acordo com os dados mais recentes do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), órgão que promove a realização de pesquisas anuais em relação ao uso da internet entre os internautas de 9 a 17 anos, 83% dos brasileiros dessa faixa etária utiliza a internet com frequência – duas vezes ou mais ao dia – e ao menos 51% delas o fazem sem a supervisão dos pais ou responsáveis. 

Tendo precisamente esse cenário como perspectiva, o livro “Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem”, lançado pela editora  InVerso, apresenta, com uma linguagem simples, reflexões sobre o uso das ferramentas online por crianças e adolescentes. Composta por mais de 40 histórias reais que ilustram bons e maus exemplos do uso da internet, a obra de Kelli Angelini, advogada e professora nas áreas de direito e educação digital, apresenta possibilidades de discutir boas práticas no mundo digital entre os internautas do público infantojuvenil.

Para a autora, o elemento que enriquece a narrativa livro reside justamente na apresentação de acontecimentos reais para ilustrar as discussões que a obra pretende apresentar. “Vemos casos em que adolescentes se deram muito mal com um mau uso da internet, mas também ‘casos do bem’, em que adolescentes tiraram o melhor proveito dessa ferramenta incrível e trouxeram muitos benefícios para si e para outras pessoas”, destaca Angelini. 

Segundo Andressa Caprecci, o livro traz casos reais de crianças e adolescentes que tiveram experiências boas e ruins na internet. “Na perspectiva da educomunicação, vejo que os casos positivos, principalmente, dizem respeito a usuários que construíram novas narrativas nas redes. Mas de maneira geral, o livro auxilia o educador nessa mediação dos temas da internet, um passo a passo com a possibilidade de “mixagens””, relata a educomunicadora.

Além de instruir o leitor sobre as necessárias estratégias para a prevenção dos riscos oriundos da vivência online, a autora busca apresentar aos leitores os direitos e deveres dos jovens previstos na legislação brasileira no que diz respeito ao assunto, sem a utilização de termos jurídicos complexos. Tendo atuado por duas décadas na gestão de assuntos jurídicos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br.), Angelini ressalta que o livro foi elaborado “para ajudar educadores e pais a instruir crianças e adolescentes a se proteger on-line e usar a internet com respeito e responsabilidade”.

Serviço

Título:  Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem

Autora: Kelli Angelini

Edição: Editora InVerso, 2023, 106 páginas

Onde comprar: Site da editora InVerso

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]