Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), realizará a 4ª edição do Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação. O evento, apoiado pela ABPEducom, tem como tema a “Educomunicação Socioambiental, Intercultural e Indígena”, e acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais nas cidades de Cáceres e Barra do Bugres, e transmissões online, por meio das quais participantes de distintas regiões do Brasil e do exterior poderão acompanhar as discussões de forma síncrona.

O Colóquio tem como objetivo a promoção de reflexões e debates acerca das práticas educomunicativas em diálogo com saberes ancestrais e ações socioambientais, se valendo de experiências de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e britânicos inter-relacionadas às vivências indígenas mato-grossenses e Amazonenses. A programação do evento, que inclui mesas-redondas, grupos temáticos e uma roda de conversa, tem como destaque as discussões sobre a produção audiovisual e educomunicativa indígena, contando com a presença de cineastas de diferentes etnias.

Além da ABPEducom, a 4ª edição do Colóquio ganha uma nova dimensão com o envolvimento de instituições como a Bournemouth University (Reino Unido), o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e Estácio Campo Grande (MS), o Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e a Iandé Comunicação e Educação. 

Com inscrições gratuitas para estudantes, descontos para educadores e valores populares para demais interessados, o Colóquio representa uma oportunidade de ampliar o diálogo entre a Educomunicação e diferentes culturas e saberes, “projetando o Brasil a partir de Mato Grosso, um estado com 89 territórios indígenas e que sofre com as mudanças climáticas”, como destaca a organização da iniciativa. Os interessados poderão submeter trabalhos entre os dias 15 de maio e 15 de julho e se inscrever como participantes entre 15 de junho e 15 de agosto, por meio da página oficial do evento. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo endereço de e-mail educom.unemat@gmail.com.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *