O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), responsável pela elaboração de análises e estatísticas periódicas sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil, convida autores para submissão de artigos sobre uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a serem integrados nas edições de 2022 sobre as pesquisas TIC Domicílios, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil.

Na publicação TIC Domicílios, são sugeridos como temas o uso da Internet e Inteligência Artificial no contexto domiciliar, políticas públicas de expansão da banda larga no Brasil e na América Latina, segurança da informação, cyberbullying, desinformação, transações financeiras na Internet e atuação governamental no formato online.

Já a pesquisa TIC Educação, que aborda o uso das TICs nos Ensino Fundamental e Médio, abrange temas como políticas e estratégias de conectividade nas escolas públicas, aprendizagem híbrida e à distância, educação inclusiva, letramento digital, educação midiática e educação para a cidadania digital.

O estudo TIC Kids Online Brasil, voltado para o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, compreende os temas dos direitos da infância, privacidade e proteção de dados pessoais, habilidades digitais para o uso seguro e responsável da rede, mediação parental no uso das TICs e saúde e bem-estar nos ambientes online.

Os autores interessados em participar devem fazer o envio de um resumo expandido indicando uma ou mais das linhas temáticas citadas acima, com prazo até o dia 7 de fevereiro de 2022. O resultado da seleção dos resumos será divulgado em 18 de fevereiro e os autores das propostas aprovadas deverão enviar o artigo completo até o dia 18 de abril de 2022. Mais orientações podem ser consultadas no site da Cetic.br.

Artigos sobre Educomunicação na coleção do Cetic.br

Na edição de 2012 da TIC Kids Online, o presidente da ABPEducom Ismar de Oliveira Soares e o secretário executivo Claudemir Edson Viana escreveram o artigo “Pais, filhos e Internet: A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação”. Já no volume de 2014 da TIC Educação, Viana lançou o artigo “Pesquisa TIC Educação 2013 e os caminhos a percorrer na prática educomunicativa em contextos da cibercultura”.

Na publicação “TIC Educação 2015”, Soares escreveu em parceria com Luci Ferraz de Mello o artigo “Educomunicação e práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa: mapeando as habilidades de protagonismo e diálogo em ações educativas”. Por fim, na edição “TIC Educação 2019”, os sócios da ABPEducom Carlos Alberto Mendes Lima, Isabel Pereira dos Santos e Maria Salete Prado Soares publicaram o artigo “Programa Imprensa Jovem e a educação midiática na rede municipal de São Paulo”.