A Rede Estadual de Educação de São Paulo dá um passo no reconhecimento da Educomunicação como política pública ligada à inovação tecnológica na aprendizagem. O Centro de Inovação (CEIN), vinculado à Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria da Educação, está com seleção aberta para professores da rede que queiram integrar sua equipe docente. As ações do centro listam a Educomunicação entre as áreas contempladas.

Segundo o texto da chamada, os professores selecionados contribuirão para o Programa Inova Educação, de modo a “aprofundar experiências de aprendizagem ativas, pessoais, colaborativas e relevantes, em um espaço em que os estudantes são criadores, e fomentar ações relacionadas à ideação, cultura maker, programação, robótica, educomunicação, prototipação, aprendizagem criativa, mentoria para startups entre outros”.

Entre os perfis de atribuições e atividades detalhados pela chamada, está o de um docente que tenha, necessariamente, conhecimento “em práticas pedagógicas curriculares que trabalhem o desenvolvimento de roteiros, escrita e comunicação midiática, produção de desenhos ou pequenos vídeos, entre outros correlatos”. Também é desejável que saiba usar “dispositivos audiovisuais, como: câmera digital, microfones e software básico de edição”.

Os servidores interessados têm até o dia 11 de setembro para submeter suas inscrições.

Sobre o Centro de Inovação

O CEIN tem o objetivo de ampliar a oferta de educação mediada por tecnologia para os alunos de forma inovadora, com qualidade e alinhada às demandas do século XXI. Sua função é elaborar estudos e pesquisas sobre inovações em tecnologias educacionais aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem e analisar os impactos na prática pedagógica, assim como propor alternativas para o uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar.

A rede estadual de ensino paulista é a maior do Brasil, com 5,4 mil escolas autônomas e vinculadas, aproximadamente 3,5 milhões de alunos e 234 mil servidores, sendo 190 mil professores e 5 mil diretores de escolas.

Educomunicação na rede paulista

A presença da Educomunicação no âmbito das escolas estaduais de São Paulo não é uma novidade. Em 2002, o projeto Educom.TV foi desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), mantida pelo governo paulista.

A ação educomunicativa teve a duração de 7 meses, com índice de permanência de 88,5%, e resultou na elaboração de 980 projetos interdisciplinares, apresentados por 2.243 professores da rede estadual. O objetivo do projeto foi a formação de docentes para o uso de linguagens audiovisuais em sala de aula na perspectiva da Educomunicação, na modalidade de educação a distância, mediada por um ambiente virtual de aprendizagem, composto de ferramentas interativas que facilitavam o desenvolvimento de capacidades cognitivas e incentivavam trocas de experiências.

Imagem: Divulgação/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]