A ABPEducom e o NCE-USP apresentam as diretrizes de Call for papers – II Congresso Internacional Comunicação e Educação e VIII Educom. Os interessados em apresentar trabalhos devem acessar: https://www.abpeducom.org.br/congresso/call-for-papers/
Abaixo, informações sobre envio de resumos, prazos e eixos temáticos:
I – ENVIO DE RESUMOS
-Os interessados em submeter seus trabalhos para seleção deverão preencher a ficha de inscrição no período entre 02 de maio e 30 de julho/2018**;
-O autor(a) responsável pela inscrição é o autor(a) principal, e deverá informar seus dados pessoais para cadastro e contato;
-Somente será permitida a inscrição de dois (2) trabalhos para cada autor principal. Estes poderão participar em outros trabalhos desde que não sejam autores principais (primeiro autor);
-Cada trabalho aprovado deve ter pelo menos um participante inscrito no Congresso;
-O endereço de e-mail registrado na inscrição será utilizado para as comunicações futuras relacionadas ao trabalho inscrito. Cabe ao autor(a) principal repassar aos demais autores as informações recebidas sobre o trabalho e, também, verificar o recebimento de e-mails no endereço eletrônico (e-mail) cadastrado;
-O limite máximo de autores para cada trabalho é de cinco (5) autores;
– A inscrição como “autor principal” em mais de dois trabalhos cancelará, automaticamente, todos os trabalhos submetidos para avaliação.
** O prazo final para submissão foi estendido até 30 de julho.
II – EIXOS TEMÁTICOS
-Os trabalhos a serem apresentados devem estar de acordo com o tema principal do evento e ser inscrito nos seguintes eixos temáticos:
TRAJETÓRIA – Caminhos da educomunicação e/ou educação midiática e as políticas públicas
Ementa: Propiciar trocas de informações e produzir uma reflexão sobre os caminhos percorridos, e ainda a percorrer, tendo como meta a expansão e a legitimação das práticas educomunicativas e/ou mídia-educativas como política pública de atendimento à formação de crianças, adolescentes e jovens, no país e no mundo.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – Educomunicação e/ou Mídia-educação, no contexto de políticas de diversidade, inclusão e equidade
Ementa: Examinar legislações, orientações pedagógicas e experiências nacionais e internacionais que relacionam os temas da diversidade, inclusão e equidade a inovações pedagógicas sustentadas nos parâmetros da educomunicação e da educação midiática.
FORMAÇÃO – A formação de profissionais de Educomunicação em Mídia-Educação
Ementa: Promover debates referentes às modalidades da formação de profissionais para atender as demandas por trabalhadores especializados em condições de levar aos diferentes públicos do pais (estudantes, usuários dos meios de comunicação e dos recursos digitais) os conceitos e metodologias inerentes a uma adequada educação midiática e informacional.
MEIO AMBIENTE – Avanços da relação Comunicação/educação no contexto da educação ambiental e desenvolvimento sustentável
Ementa: Difundir e debater os diferentes aspectos inerentes às modalidades mediante as quais vêm sendo implementados os projetos de Educomunicação Socioambiental quer junto às áreas de preservação ambiental quer na formação para a sustentabilidade, tanto nos currículos escolares quanto na educação não formal.
PROTAGONISMO JUVENIL – A participação de crianças e jovens enquanto protagonistas dos processos de mídia-educação e Educomunicação.
Ementa: Demonstrar e discutir a efetiva participação de crianças e jovens em processos e na gestão de programas educomunicativos e mídia-educativos, analisando as possibilidades de transformação social que emergem a partir da apropriação, pelos jovens, de tecnologias midiáticas e digitais.
PESQUISA – O estado da arte em pesquisas científicas voltadas para a relação Comunicação e Educação
Ementa: Disseminação dos resultados das pesquisas científicas voltadas para a Educomunicação e a Mídia-Educação, visando principalmente a articulação das propostas de investigação científica, de forma a garantir que o esforço epistemológico se converta em subsídio para a legitimação e a melhoria das práticas na área.
III – PARA O ENVIO DOS RESUMOS
Os trabalhos deverão ser inscritos no link: https://goo.gl/Z3GEUG
O autor principal deve preencher todos os campos solicitados. O resumo do trabalho, com o máximo de 2800 caracteres.
Estrutura do resumo:
a) Introdução e objetivos.
b) Método.
c) Resultados.
d) Conclusões.
e) Palavras Chave: até 3 palavras
-Os resumos poderão ser redigidos em Português ou espanhol. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Não deverão ser utilizados artifícios gráficos (negrito, itálico, MAIÚSCULAS etc.) para enfatizar palavras no texto. Não será possível a troca dos arquivos após o “envio final” do resumo do trabalho.
-Uma vez aprovado o resumo, o autor principal receberá uma comunicação da organização do evento, onde será encaminhado o Template para envio do trabalho completo até 30 setembro de 2018. Para efeito de publicação, o trabalho completo será analisado pela Comissão Científica, que pode solicitar adequações.
IV – IDIOMA PARA A APRESENTAÇÃO
A apresentação, tanto oral quanto pôster poderá ser em Espanhol ou Português.
V – INFORMAÇÕES RELEVANTES
Em caso de aceite do trabalho, a taxa de inscrição para o autor principal deverá ser, obrigatoriamente, paga até o dia 30 de setembro de 2018; atendendo às regras para o envio do trabalho.
Serão considerados como critérios de desempate: a inovação e a originalidade do trabalho.
CRONOGRAMA
02/04 a 10/07/2018 – Inscrição de trabalhos envio de resumo;
20/07/2018 – Divulgação dos trabalhos aprovados;
10/10/2018– Inscrição completa do autor apresentador;
30/07/2018 – Divulgação da lista final dos trabalhos aprovados, com data, local e horário de apresentação.
Atenção:
O não pagamento da Inscrição cancelará automaticamente a aprovação do trabalho.
O comprovante de aluno na graduação, que inscrever trabalho, deverá ser enviado para secretariaabpeducom1@gmail.com juntamente com o comprovante de pagamento para confirmação do desconto na inscrição. A ausência do comprovante cancelará a inscrição.
Sob nenhuma hipótese será devolvido o valor da inscrição após o pagamento.
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