Em janeiro, durante a  11ª reunião ordinária do Comitê Consultivo da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo (SECLIMA), a interface entre a Educomunicação e a educação ambiental ganhou destaque por meio da apresentação do projeto “Como a Educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de Educação Ambiental Climática na Educação Básica no Brasil?”, iniciativa conhecida como “Educom & Clima”. A pesquisadora Thaís Brianezi, que integrou o Comitê em 2024, conduziu a apresentação que partilhou com os participantes o potencial do projeto no fortalecimento da educação climática nas escolas do país.

O Educom & Clima, que pretende entender como as práticas educomunicativas podem contribuir na abordagem de questões socioambientais e climáticas em sala de aula, resulta da parceria entre o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), o Programa Cemaden Educação, o Movimento Escolas pelo Clima e a Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (Anppea), que conta com apoio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP. 

O projeto busca alcançar seu objetivo por meio de um percurso que será estruturado na identificação e análise de iniciativas já existentes que utilizem a Educomunicação para o enfrentamento da emergência climática, no desenvolvimento de uma metodologia que utilize a Educomunicação para ensinar sobre mudanças climáticas de forma eficaz junto aos educadores, na criação de um curso para capacitar professores/as e outros profissionais da educação a utilizar essa metodologia, e na disseminação do conhecimento e dos resultados do projeto para a sociedade.

Como desdobramento da iniciativa, novas parcerias que se dedicam a fomentar a integração entre Educomunicação e educação ambiental estão sendo articuladas,  dentre elas a criação de um grupo de pesquisa vinculado à Cátedra de Mudanças do Clima do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Além disso, reuniões com o Conselho Nacional da Federação Empresarial (CONFEM) estão em andamento para viabilizar a colaboração do Sesi e do Senai na iniciativa. 

Para Brianezi, que coordena a iniciativa junto a Ismar Soares, presidente da ABPEducom, as parcerias que o Educom & Clima tem atraído demonstram que o projeto “está no caminho certo do edital do programa de pesquisa em políticas públicas da FAPESP, que é a contribuição direta na resolução de problemas públicos concretos. Estamos contribuindo para um problema público emergencial, que é o enfrentamento das mudanças climáticas”. A pesquisadora destaca, ainda, que a iniciativa se dá em um momento estratégico, tendo em vista que neste ano acontece a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, assim como o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA).

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

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