As associadas da ABPEducom Thaís Brianezi, professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e Cláudia Mogadouro, formadora audiovisual de professores das redes municipais de São Paulo, integram a programação da terceira edição do seminário “Cinema, Educação e Sustentabilidade”, que ocorre de 22 a 26 de agosto. O evento gratuito é organizado pela Mostra Ecofalante em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP) e acontece de forma inteiramente online, sempre das 19h às 21h30. 

No dia 23 de agosto, Brianezi, que também é membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA, Associação Internacional de Comunicação Ambiental) e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), integra a mesa de discussão “O cinema na educação e sua contribuição para a criação de sociedades sustentáveis”, juntamente com Marcos Sorrentino, ambientalista e professor sênior da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP. A mediação é realizada pela jornalista e professora Cilene Victor.

No dia 24 de agosto, Mogadouro, que também coordena o Grupo Cinema Paradiso e o Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação, participa da mesa “Articulações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o currículo escolar por meio do cinema: potencialidades e desafios” ao lado de Lucília Guerra, gestora educacional do Centro Paula Souza. A mediação é da jornalista da Agência Brasil e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Mariana Tokarnia.

O seminário é destinado a educadores, gestores da educação de todos os níveis, cineastas, produtores culturais e interessados no geral em entrar em contato com reflexões em torno do potencial do cinema para mobilizar ações em defesa do meio ambiente. O evento tem como objetivo principal apresentar e debater o uso do cinema na educação enquanto dispositivo gerador de reflexões e ações para a sustentabilidade. A ideia é avançar nas discussões acumuladas a partir das edições anteriores do seminário e da experiência do Projeto Ecofalante Universidades, que recentemente lançou sua própria plataforma de vídeos online, a Ecofalante Play. O ciclo de cinco filmes que acompanha o evento está disponível nessa plataforma.

Serviço

Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade

Realização: Mostra Ecofalante e Sesc/SP

Data: de 22 a 26 de agosto

Horário: das 19h às 21h30

Modalidade: online

Inscrições e mais informações: site do evento

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]