A escritora de literatura juvenil e associada da ABPEducom, Ja­nuária Cris­tina Alves, lançou nesta quarta-feira (8 de dezembro), durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o livro “#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras“, em parceria com o cartunista Mauricio de Sousa. No enredo, a Turma da Mônica Jovem aborda de forma descontraída a necessidade de ser responsável no ambiente digital. 

A história se desenrola quando Mônica, Cebola, Magali e Cascão decidem se engajar num projeto escolar para combater notícias falsas. Os personagens têm a ajuda de Tina, uma jovem jornalista que trabalha numa agência de checagem de fatos. A obra conta ainda com a participação da influencer Camila Coutinho, que auxilia Tina com o trabalho nas redes sociais.

Alves, que pesquisa educação e mídias há mais de 30 anos e já escreveu mais de 60 livros infantojuvenis, relata que as fake news são um problema mundial e o dever de combatê-las pertence a todos. A autora reforça ainda que impedir a entrada das crianças na rede não é a solução. Em vez disso, ensiná-las a navegar com segurança é a melhor alternativa para a construção de um mundo virtual saudável. Mauricio também comenta que o livro é uma enciclopédia do que se deve fazer para enfrentar mensagens desonestas. 

O lançamento acontece pela editora Nova Fronteira em parceria com a editora de Mauricio de Sousa. O livro está disponível na pré-venda em formato impresso pela Amazon.

Associada integrou podcast coproduzido pela ABPEducom

Januária Alves foi uma das convidadas da temporada especial “Educação Midiática e Educomunicação” do podcast EdueDai, promovido pela Google Innovators Brasil em parceria com o Instituto Palavra Aberta e a ABPEducom. Alves participou do quarto episódio, “Muito além do fake news”, juntamente com Flavia Aidar, com quem escreveu o livro “Como não ser enganado pelas fake news”, da Editora Moderna.

Imagem: Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]