Estão abertas até 31 de novembro as inscrições para o programa doutoral em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento na Universidade Lusófona do Porto (ULP), em Portugal. Os interessados podem se inscrever na página da ULP para estudantes brasileiros. Os candidatos mais bem colocados receberão bolsas de estudo (isenção de pagamento de mensalidades e taxas). 

A informação é da associada da ABPEducom e professora da ULP, Maria José Brites. Ela aponta que o curso busca formar comunicadores, jornalistas, trabalhadores do setor de mídia, agentes do terceiro setor e outros atores sociais para novas formas de jornalismo, para produção e gestão de projetos de comunicação para o desenvolvimento, a intervenção social e a sustentabilidade.

Brites também destaca que o doutorado está articulado com o centro de investigação Cicant (no qual ela é pesquisadora), que possui como áreas de investigação: Tecnologias dos Media e Literacia; Media, Sociedade e Cultura; e Artes dos Media e Indústrias Culturais. Tais áreas se interseccionam e permitem articulações entre desenvolvimento, participação e práticas educomunicativas.

O curso inscreve-se na ampla área das Ciências da Comunicação — na qual se situam desde as teorias do espaço público aos estudos sobre o jornalismo, sobre as redes tecnológicas e as novas expressões jornalísticas — e no extenso campo das Ciências Sociais — em que se colocam diferentes problemáticas que vão do desenvolvimento à economia social e ao empreendedorismo, passando pelos movimentos sociais e questões do Direito.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]