O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação terminou ontem (16) com uma cerimônia de encerramento que contou com uma apresentação cultural feita por jovens, o anúncio dos vencedores do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação e um balanço positivo sobre as atividades que envolveram mais de 340 pesquisadores em três dias de evento.

Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs), o IX Educom reuniu no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) os organizadores e apoiadores do encontro para a solenidade de encerramento do evento. Transmitida de forma online para todo Brasil, a cerimônia abriu os trabalhos com a apresentação do grupo Sarau Nordeste em Verso, formado por estudantes da Escola Municipal Manoel Francisco Barbosa e idealizado pela professora Jane Gomes.

Na sequência, Claudemir Viana, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP) anunciou os indicados e vencedores do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2022. Porém antes, dedicou o momento para homenagear a professora que dá nome à premiação contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica e sua importância para o campo da Educomunicação. Nesta edição, uma flâmula feita à mão pela artesã Nathalia Guimarães foi entregue aos ganhadores. Confira o resultado:

Ismar de Oliveira Soares venceu na categoria “Pesquisador”

Pesquisador(a)
1º Ismar de Oliviera Soares
2º Rafael Gué Martins
3º Maurício Virgulino da Silva

Profissional
1º Maria Cecília Rehder
2º Alexandre Sayad
3º Sueli Furlan

Projeto
1º Cipó Comunicação Interativa
2º Educom.Saúde-SP
3º Painel Mar

 

Ainda participaram da cerimônia a professora Raíja Almeida, representando o curso de Educomunicação e Giliara Carol Diniz de Luna Gurgel, representando a reitoria da UFCG; Mariana Ochs, representando o Instituto Palavra Aberta; e Lígia Beatriz Carvalho, professora da Universidade Federal de Campina Grande que leu a carta de encerramento do evento. Tanto Raíja Almeida, quanto Lígia Carvalho, receberam homenagens da organização pelo trabalho realizado no recebimento do encontro em Campina Grande.

Três dias de muito trabalho

A organização do IX Educom comemorou o desempenho do encontro e avaliou a sua execução como positiva e satisfatória. Mesmo com a intensidade de trabalho para realizar um evento online com atividades simultâneas, tudo o que foi proposto no planejamento foi realizado, isso graças ao envolvimento da equipe técnica formada pela diretoria da ABPEducom além de professores e alunos dos cursos de Educomunicação da UFCG e da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram parte de uma equipe de mais de 40 monitores para dar suporte técnico a cada uma das 31 atividades.

Parte da equipe de monitores que atuaram na realização técnica do IX Educom

Além disso, uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) garantiu a participação de uma equipe de tradutores de linguagem de sinais que traduziram ao vivo a cerimônias de abertura e de encerramento, as mesas-redondas 4 e 6 e o fórum 5, totalizando quase dez horas de transmissão.

Das 31 atividades realizadas, sete delas (cerimônias de abertura e de encerramento, todos os fóruns e o workshop) foram transmitidas de forma gratuita pelo canal do YouTube da ABPEducom com uma média de 240 visualizações por atividade.

> Assista às transmissões do IX Educom

As seis mesas-redondas e os quatro fóruns trouxeram discussões sobre os desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural. Já os 18 grupos de trabalho focaram seus debates nas apresentações de artigos e pesquisas que trafegam dentro das áreas de intervenção da Educomunicação.

Trabalho intenso durante as atividades online do IX Educom

Para Claudemir Viana, um dos organizadores do encontro, muitos desafios foram enfrentados para a realização do IX Educom. “Houve muita imprevisibilidade em razão da pandemia e da adesão de participantes, mesmo assim chegamos a um desenho de evento híbrido que pela primeira vez foi adotado para um evento de Educomunicação”, disse o coordenador do NCE/USP. “Também foi a primeira vez que a ABPEducom e o NCE se uniram com a Universidade Federal de Campina Grande”, completou.

A perspectiva é que a organização trabalhe para produzir materiais oriundos do encontro para o próximo ano, como um e-book com os trabalhos apresentados nos GTs, o que já se tornou tradicional em eventos organizados pela ABPEducom. Para ler as publicações de outros eventos, clique aqui.

Nas redes sociais, pode-se notar muita comoção em torno do IX Educom. Cerca de 50 perfis usaram o Instagram para postarem suas manifestações de carinho e alegria por terem participado do evento. O engajamento com as redes sociais ajudou a difundir o encontro e postagens sobre o assunto alcançaram cerca de 1,6 mil contas só no Instagram.

Refletindo sobre o evento

O vice-presidente da ABPEducom, Maurício Virgulino da Silva, esteve presente em grande parte das atividades do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação. Confira a sua reflexão sobre esses três dias de evento:

Foram 3 dias de conversas, trocas e experiências trazendo Educomunicação como caminho para fortalecer processos educativos e comunicativos perante aos desafios socioambientais.
Nossa busca é continuar a luta pela construção contínua de um mundo mais justo (socialmente, economicamente, cognitivamente), equitativo, que garanta acessos e que haja uma diversidade de histórias e visões de mundo e que tenha tem uma relação humana com o meio ambiente mais saudável.

Está tudo enredado.

E nesta rede criada no IX Encontro Brasileiro de Educomunicação tivemos participações de adolescentes e jovens, de diversas partes do Brasil, falando como processos e experiências educomunicativas transformaram suas vidas, como no fórum 08, e uma conexão especial do Egito com jovens que estavam fazendo a cobertura educomunicativa da COP27 – – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, como no Fórum 06. Ainda nos Fóruns, ouvimos mobilizadores da Teia dos Povos trazendo as experiências e reflexões de quem está envolvido diretamente no cotidiano na luta pela terra e também especialistas do Brasil todo compartilhando como os Direitos Humanos estão sendo defendidos e trabalhados em seus territórios
Nos GTS e Mesas tivemos Estudantes, Pesquisadores, Professores trazendo contribuições da academia para a Educomunicação, e Profissionais de Organizações da Sociedade Civil e do Poder Pública com suas visões e práticas em Educomunicação. Abordamos desde a importância do combate à desinformação às experiências artísticas, passando pelo desenvolvimento tecnológico que deve ser também desenvolvimento sustentável. Enfim temas que tocam um amplo panorama de atuação de quem acredita que a Educomunicação é caminho para um mundo mais justo e saudável.

E toda essa vivência de 3 dias coroada pela entrega do Prêmio Mariazinha Fusari, homenageando, merecidamente, o Prof. Ismar Soares, Maria Rehder e a Cipó Comunicação Interativa.

Após o que vivemos na pandemia, e nestes últimos anos no Brasil, era esperado, como aconteceu, que surgissem posicionamentos, compartilhamento de ações, críticas e proposta de solução para um Brasil melhor. Estar entre educomunicadores é estar entre pessoas engajadas. E isso é inspirador, porque nos faz sentir que não estamos sós. Caminhamos com muitos e muitas colegas, amigos e amigas ao nosso lado. Por isso Educom é Amor e Luta.

Que venham novos Encontros Brasileiros de Educomunicação, e que a cada um deles, mais histórias, e compartilhamento de vitórias sociais por meio da Educomunicação, sejam contadas!

 

Disponíveis relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

Estão disponíveis os relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação – Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra, realizado de 14 a 16 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Campina Grande, na Paraíba.

Para acessar na íntegra o relatório final do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, basta clicar aqui. Já para conferir como se deu a programação detalhada do evento, acesse este link. 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]