Como a perspectiva educomunicativa pode contribuir para um mundo que seja social e ambientalmente mais justo? Essa pergunta orienta a aula aberta “Educomunicação e os desafios contemporâneos”, a ser realizada pela ABPEducom no dia 15 de março (terça-feira), às 19h. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo no canal da Associação no YouTube, com chat aberto para interação. Quem se inscrever pelo formulário online terá direito a certificado.

A live contará com a presença de:

  • Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e coordenador da pesquisa que redefiniu o conceito de Educomunicação, em 1999. É jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Marquette University, nos Estados Unidos. Soares é professor titular sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e chefiou o Departamento de Comunicações e Artes (CCA/ECA/USP) por dois mandatos, durante os quais foi implantada a Licenciatura em Educomunicação. Também é fundador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).
  • Claudemir Edson Viana, secretário executivo da ABPEducom, professor da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e coordenador do NCE/USP. É mestre e doutor em Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Educomunicação, mídia e criança, o lúdico e a aprendizagem na cibercultura, jogos digitais e internet no cotidiano infantil. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação da ONG Centro de Pesquisas sobre Educação e Ação Comunitária (Cenpec). Viana também é membro da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos, vinculada ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), desde 2019.
  • Michele Marques Pereira, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom, educomunicadora, professora, pesquisadora e fotógrafa. É mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP, além de integrar o NCE/USP. Tem formação em Documentário e Produção Executiva para Cinema e TV pela Academia Internacional de Cinema (AIC). É formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP, atuando com fotografia, Educação Infantil e produção audiovisual. Participou da produção e codireção do filme “Educomunicação: O Nascimento”.

Durante o evento, serão debatidos os caminhos que a Educomunicação pode oferecer para se lidar com um cenário pós-pandêmico de instabilidades humanitárias, sanitárias, educacionais, políticas, entre outras. Também serão anunciadas algumas novidades, entre elas um projeto da ABPEducom voltado ao público interessado em se aprofundar nessas discussões. A aula aberta tem apoio do NCE/USP.

Serviço

Aula aberta da ABPEducom: Educomunicação e os desafios contemporâneos

Data: 15 de março (terça-feira)

Horário: 19h

Valor: gratuito

Transmissão: canal da ABPEducom no YouTube

Emissão de certificado: para inscritos pelo formulário online

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]