Nos últimos dias 30 e 31 de agosto de 2023, a comunidade acadêmica da América Latina, incluindo a ABPEducom, se reuniu virtualmente para celebrar o centenário do nascimento de Mario Kaplún, o renomado comunicador argentino, falecido em 1998,  mundialmente reconhecido com um dos predecessores da prática hoje identificada como a Educomunicação Latino-americana.

As comemorações ocorreram numa iniciativa conjunta das cátedras “Dr. Luis Ramiro Beltrán ‘Comunicación para el Buen Vivir'” e “Cátedra de Comunicación Popular Mario Kaplún” do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL), bem como da “Cátedra Dr. Luis Ramiro Beltrán” da Universidad Católica Boliviana “San Pablo” (U.C.B). O evento contou, em sua gestão, com a colaboração da Associação Boliviana de Pesquisadores da Comunicação (ABOIC) e  do departamento de Serviço de Capacitação em Rádio e Televisão para o Desenvolvimento (SECRAD) da UCB, com sede La Paz.

A ABPEducom ofereceu apoio à iniciativa, contado com dois de seus membros, como palestrantes, respectivamente: o Prof. Ismar de Oliveira Soares e Rafael Gué Martini. A Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) igualmente apoiaram o evento, tendo suas siglas nomeadas no início de cada uma das atividades que integraram o programa do encontro.

Participação da ABPEducom no evento

Coube ao Prof. Rafael Martini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), apresentar uma palestra no terceiro painel do evento, sob o título “Memórias de um aprendiz de educomunicador”, relatando seus contatos com a obra de Kaplún, ao longo de sua carreira como educomunicador e pesquisador do novo campo.

Já o Prof. Ismar de Oliveira Soares pronunciou a conferência de encerramento do evento, trazendo uma visão abrangente da obra do homenageado, pontuando especialmente os três últimos anos de sua vida, tendo destacado: o ato de reconhecimemto à obra de Kaplún no Congresso Internacional sobre a Pedagogia da Imagem (La Coruña, Espanha, 1996), momento em que coube ao Prof. Ismar fazer o discurso de homenagem ao comunicador popular; a entrevista feita a Kaplún, pela pesquisa do NCE-USP, sobre o perfil dos latino-americanos envolvidos com a interface comunicação/educação; e a presença de Kaplún no I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, promovido pelo NCE/USP, em São Paulo, em maio de 1998, somando -se a especialistas em educação midiática de 14 países dos cinco continentes. No mesmo ano, Kaplún publicava seu último livro “Una Pedagogía da la Comunicación (Madrid, Ediciones de la Torre, 1998). A palestra do especialista acabou sendo publicada, na sequência, em duas revistas, simultaneamente, a Comunicar, de Huelva, Espanha, e a Comunicaçõ & Educação, da ECA/USP.

 
Clique aqui para mais informações sobre o evento e para acessar os painéis gravados.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]