O Núcleo Regional da ABPEducom no Nordeste e a Escola de Educomunicação e Direitos Humanos (EducomDH) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) firmaram parceria para formação de estudantes voltada à produção de conteúdo. Os alunos participarão de encontros em maio e junho deste ano.

A EducomDH é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Unicap, em parceria com a Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos “Dom Helder Câmara” e a Dialógica Comunicação Estratégica. A iniciativa é coordenada pela professora Andrea Trigueiro e reúne estudantes de Jornalismo e de Direito em uma experiência transmídia com duração prevista de um ano.

Os alunos serão treinados para alimentar mídias sociais, entre elas o Instagram e o YouTube. Além disso, também devem criar um blog para documentar a experiência. Estão previstas, ainda, a produção do podcast Expressão Livre e do programa de TV para a web TVDH. O objetivo do projeto é traduzir os temas dos Direitos Humanos de uma forma mais simples e aplicada ao dia a dia.

Para Trigueiro, a iniciativa qualifica a formação dos estudantes de uma forma criativa e instigante. “As práticas educomunicativas trazem para o ambiente da aprendizagem elementos que dialogam com a autonomia e o protagonismo dos jovens em um campo de atuação social tão importante para a comunicação, que lida com a dignidade humana e a ética”, explica.

As formações educomunicativas a serem realizadas com o apoio da ABPEducom Nordeste serão nas áreas de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Educação Midiática, Educomunicação Socioambiental, Produção de Podcast, Produção de Vídeo e Pesquisas na Internet com Uso de Filtros.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]