Até o próximo dia 27 de outubro de 2023 acontece a 1ª edição da Semana Brasileira de Educação Midiática. Como parte do projeto de formulação da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM), a semana tem como objetivo o compromisso do governo federal em consolidar o campo da Educação Midiática como política pública de Estado, através do reconhecimento que exercício de cidadania passa pela construção de um ambiente digital mais seguro e confiável. A semana acontece simultaneamente com evento global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023) e representantes da ABPEducom participam amanhã (26) de uma mesa redonda sobre Educomunicação.
Com menção honrosa, destacou-se a participação do presidente da ABPEducom, Ismar Soares, hoje (25), “Webnário 2 – Educação Midiática, educomunicação e educação popular”, com transmissão online no canal SecomVC, no Youtube. Juntamente a ele, estiveram presentes Danillo Prisco, Rede Emancipa; Pedro de Carvalho Pontual, Diretor de Educação Popular da SG/PR; Rene Silva, Fundador – Jornal Voz das Comunidades; Beatrice Bonami Rosa – Pesquisadora e Professora, Universidade de Tübingen (Alemanha); e como moderador Renato Flit – SPDIGI.
Já amanhã (26), a partir das 11h30, o NCE/USP em parceria com Programa Imprensa Jovem e do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEd-SME-SP), com o apoio da Mil Alliance UNESCO realizam a Global Media and Information Literacy Week (MIL Week), Semana Mundial da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), comemorada anualmente pela UNESCO, com o encontro “O diálogo da educomunicação com a proposta da educação midiática da UNESCO”, de forma online com transmissão gratuita no canal do YouTube do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação da ECA-USP (Labidecom).
Com o objetivo de discutir como a educomunicação pode orientar políticas públicas e práticas de alfabetização midiática e informacional em um contexto mais emancipador e transformador para os usuários-produtores de conteúdo em tempos de ciberculturas. Serão abordadas questões sobre cidadania digital, diálogo, participação, colaboração e ética nos espaços culturais, com a participação do vice-presidente da ABPEducom, Mauricio Virgulino, da professora Lígia Beatriz Carvalho de Almeida (associada ABPEducom) e do professor Marciel Consani, o debate terá mediação do secretário geral da ABPEducom, Claudemir Edson Viana e com os comentários de Silvia Bacher, da MIL Alliance UNESCO.
>>> Para assistir ao encontro de maneira gratuita, clique aqui <<<
O evento organizado pelas instituições brasileiras em São Paulo em colaboração com a Unesco MIL Alliance para a América Latina e o Caribe faz parte do circuito de três webinários para educadores sobre temas relacionados à Semana Global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week). Os webinários abordarão a educomunicação e seu papel no avanço da alfabetização midiática no Brasil, a integração de jovens líderes em projetos educomunicativos relacionados a políticas públicas e práticas educomunicativas na educação pública em relação ao currículo. O primeiro webinário terá um foco acadêmico, enquanto o segundo discutirá programas implementados como resultado de políticas públicas em várias cidades do Brasil.
De acordo com Silvia Bacher, representante da América Latina e do Caribe no Comitê Internacional de Monitoramento da Alianza MIL de la UNESCO “A Alianza é um esforço inovador para promover a cooperação internacional para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos meios de comunicação social e às competências de informação”*, compartilha.
A Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional é um evento anual da UNESCO que mobiliza pessoas ao redor do mundo para promover a conscientização e celebrar o progresso da Alfabetização Midiática e Informacional para Todos. Este evento acontece desde 2011 e, este ano, tem como tema “Alfabetização Midiática e Informacional nos Espaços Digitais: Uma Agenda Global Coletiva.” A ênfase na era digital proporcionará oportunidades para fortalecer a cooperação com plataformas digitais e outros interessados na incorporação da alfabetização midiática e informacional em políticas, operações e produtos. A comunidade global é convidada a desenvolver novas iniciativas e fortalecer as existentes para promover a alfabetização midiática e informacional nos espaços digitais.