Na primeira quinzena do mês, entre os dias 3 e 10 de abril, ocorreu o II Seminário Internacional Brasil – Moçambique de Educomunicação, na Universidade Pedagógica de Maputo (UPM). O evento foi coordenado pela Profa. Dra. Rosane Rosa, Coordenadora do Núcleo da ABPEeducom/RS e da Profa. Dra. Leonilda Sanveca, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Mídias Digitais da UPM, na capital moçambicana. 

O objetivo geral do encontro foi promover um espaço de cooperação internacional para a reflexão crítica sobre a relação entre Educomunicação, Inteligência Artificial e Decolonialidade, tendo sido abordados diferentes temas relacionados às seguintes dimensões e áreas de intervenção da Educomunicação, tais como: Educação Midiática; Educomunicação no contexto da Inteligência Artificial e Educomunicação; Interculturalidade e Decolonialidade. 

As palestrantes do Seminário foram Rosane Rosa, professora visitante da UPM e Paola Prandini, Diretora Cultural da ABPEducom, moradora de Maputo há cerca de três anos. A mediação foi feita pela Profa. Dra. Silvia Afonso e pelo Prof. Dr. Calisto Come, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Mídias Digitais. Participaram do evento estudantes e docentes da Licenciatura em Jornalismo e do Programa de Pós-Gradução em Jornalismo e Mídias Digitais da UPM, bem como de outras províncias moçambicanas, uma vez que houve transmissão online

O seminário contou com o apoio da Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes da UPM, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação Intercultural, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM\CNPq).

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]