Os associados do Núcleo Regional da ABPEducom no Nordeste organizam dois eventos online e gratuitos no mês de outubro. Um deles é a II Jornada Temática de Educomunicação, que convida especialistas para debaterem a Educomunicação e o uso de tecnologias. Já o segundo é um ciclo de duas oficinas educomunicativas, com o intuito de apoiar docentes durante e após o contexto de aprendizagem remota forçado pela covid-19.

Formada por cinco encontros virtuais, a serem realizados entre os dias 26 e 30 de outubro, a Jornada é promovida pelo grupo de pesquisa Observatório de Educomunicação (ObECom), vinculado ao Bacharelado em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento traz conversas acerca das dificuldades ocasionadas pela pandemia e as experiências vividas por educadores neste cenário, com reflexões sobre a contribuição da Educomunicação a partir do uso mediado das tecnologias.

No dia 26, a conferência de abertura aborda o tema “Educomunicação no Nordeste do Brasil: Experiências da Rede de Educomunicadores e do Núcleo da ABPEducom”. A conversa fica por conta de Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, coordenadora do Núcleo Regional e líder do grupo de pesquisa EpisCom (também ligado à UFCG), e Iasmin Araújo Bandeira Mendes, mestranda em Linguagem e Ensino pela UFCG. A mediação será de Assis Souza de Moura, líder do ObECom e um dos fundadores do núcleo nordestino.

As inscrições para a Jornada encerram-se na próxima terça-feira (20). O evento acontecerá pelo Google Meet e o link será enviado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início das atividades.

Oficinas educomunicativas

Para os educadores interessados em aprender sobre estratégias de ensino remoto, a ABPEducom Nordeste oferece duas oficinas em parceria com a Rede Educomunicadores do Nordeste. Os encontros acontecem nos dias 20 e 27 de outubro, das 17h às 20h, e dão direito a certificado.

Com o objetivo de incentivar a produção de conteúdos escolares por meio do uso de ferramentas como celulares e notebooks, as oficinas abordarão as etapas da construção de roteiro, produção, edição e publicação dos materiais. O primeiro encontro focará na criação de videoaulas, enquanto o segundo será sobre a produção de podcasts e rádio escolares.

O ministrante é o professor e educomunicador Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Programa Agência de Notícias Imprensa Jovem, presente em 400 escolas da rede. Lima também é vencedor do prêmio Desafio de Aprendizagem Criativa 2019, concedido pela Fundação Lemann e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

As inscrições para as oficinas também vão até o dia 20. Os inscritos receberão link para os encontros virtuais por e-mail.

Serviço

II Jornada Temática de Educomunicação

Data: 26 a 30 de outubro

Realização: Grupo de Pesquisa Observatório de Educomunicação (ObECom) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Inscrições: site do evento

***

Oficinas Educomunicativas: Produção de Vídeo Aulas e Rádio Escolar

Data: 20 e 27 de outubro

Horário: 17h às 20h

Realização: Rede Educomunicadores do Nordeste e o Núcleo Regional da ABPEducom no Nordeste

Inscrições: site do evento

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]