Por Ismar Soares, presidente da ABPEducom
Uma leitura atenta das notas publicadas no site da ABPEducom, ao longo de cada ano, permite aos estudiosos do paradigma educomunicativo construir diferentes roteiros sobre fatos e contextos que testemunham e/ou mesmo garantem a legitimação da prática da Educomunicação, no Brasil e no exterior.
Em 2019, foram publicadas 83 textos, distribuídos ao longo de 12 meses. Dentre as várias trilhas de possíveis alinhamentos entre as notícias, preparamos uma seleção priorizando notas que narraram ações que apontavam para a diversidade e a representatividade dos diferentes acontecimentos. Vejamos:
Janeiro de 2019 – Memória do II Congresso Internacional
O II Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, que acabara de ser promovido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em novembro de 2018, volta a ser sumarizado, oferecendo elementos para o entendimento da importância histórica do evento para o campo da Educomunicação.
Fevereiro de 2019 – Imprensa Jovem no MIT
Notícia em foco: Imprensa Jovem no MIT Media Lab (filiado ao Massachusetts Institute of Technology, MIT), informando que a Educomunicação havia alcançado mais um reconhecimento internacional.
Março de 2019 – Educom no Vale do Salitre, em Juazeiro
A narrativa deixa o espaço internacional e vai para o interior do país, onde uma dissertação de mestrado, defendida no campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em Juazeiro, demonstra a consolidação do paradigma, junto ao segmento juvenil em sua luta pelo direito à expressão, no Vale do Salitre, no sertão do São Francisco.
Abril de 2019 – Educom no coração da Amazônia
Igual notoriedade ganha uma ação no coração da Amazônia, revelando e reforçando a perspectiva da multiculturalidade.
Maio de 2019 – Educação Midiática & Educom.Saúde-SP
Duas notas apontam para fatos de relevância simbólica: (1) No plano nacional, uma instituição privada representante da área midiática (Instituto Palavra Aberta) e a Unesco se articulam em torno de uma proposta voltada a ampliar a formação docente para o exercício da Educação Midiática; e (2), no plano estadual (São Paulo), a Secretaria da Saúde decide apostar na formação educomunicativa de seus agentes de saúde.
Junho de 2019 – A “universalidade” da Educomunicação
O site retorna ao cenário internacional para lembrar que a Alfamed, uma associação ibero-americana de pesquisadores em educação midiática, havia proposto ao presidente da ABPEducom explorar – na sessão de encerramento de seu Congresso (realizado em maio, na República Dominicana) – os elementos que definiriam a “universalidade” da Educomunicação.
Julho de 2019 – Educom na Paraíba
O site da ABPEducom volta-se para o Nordeste, identificando o nascimento de uma política pública no estado da Paraíba: uma oportunidade para garantir o merecido espaço conquistado pelos pesquisadores e professores do Bacharelado em Educomunicação de uma Universidade Federal, a de Campina Grande!
Agosto de 2019 – Qualis A2 para revista Comunicação & Educação
A Revista Comunicação & Educação subiu, na avaliação da CAPES, para a categoria Qualis A2, colocando-se na primeira linha entre os periódicos da área da Comunicação.
Setembro de 2019 – Educom e transformação social
O site lembra a presença de organização privada internacional do âmbito da educação – a Congregação das Irmãs Salesianas – que mais tem se aproximado ao conceito e à prática educomunicativa, levando tal reflexão a mais de 70 países, em todos os continentes. No caso, a nota faz referência a evento ocorrido neste mesmo mês, reunindo, em São Paulo representantes de suas províncias nas três Américas para debater o tema da Educomunicação como mobilizadora de transformações sociais.
Outubro de 2019 – Educom no Global MIL Week, da Suécia
O destaque de outubro foi o evento global da Unesco sobre Media and Information Literacy (MIL, ou Alfabetização Midiática e Informacional), ocorrido na Suécia, com destaque para a participação dos associados Maria Rehder, Vice-Presidente da nossa entidade, e Carlos Lima, do Projeto Imprensa Jovem, na rede municipal de São Paulo. Ambos falaram da Educomunicação como um caminho para se alcançar a expansão dos planos de educação midiática, no Brasil e no mundo.
Novembro de 2019 – Novo portal e associado na direção do GAPMIL
Duas notas dividem a atenção: uma primeira, voltada à política interna da Associação, e que envolveu diretamente a Secretaria Executiva (Claudemir Viana), a gestora administrativa da entidade (Jurema Xavier) e o assessor de comunicação (Felipe Saldanha): o lançamento do novo portal de publicações da entidade; e uma segunda, informando que Alexandre Sayad, conselheiro da ABPEducom, havia sido eleito diretor-geral do GAPMIL/UNESCO, aliança global da Unesco para a área da MIL. Os dois acontecimentos ampliaram as possibilidades de conexões da entidade com seus associados e com a sociedade.
Dezembro de 2019 – Educom no Plano de Educação em DH
A participação da ABPEducom, na pessoa de seu Secretário Executivo, e de professores e estudantes filiados ao Projeto Educom.GeraçãoCidadã no Seminário sobre Direitos Humanos em São Paulo garantiu que o eixo Educomunicação do Plano de Educação em DH do Estado de São Paulo mantivesse sua visibilidade. É importante lembrar o protagonismo da Associação nos debates que geraram o próprio plano, ao longo dos anos de 2017 e 2018.
Outras leituras poderão ser feitas na dependência das escolhas pelas notas que marcaram mês a mês, no ponto de vista do leitor, os relatos sobre Educomunicação no seção de notícias do nosso site.