Se todos temos o que aprender uns com os outros, por que não dar oportunidade a adolescentes integrarem um corpo docente? Foi o que aconteceu no início de abril com alguns jovens integrantes do Memórias em Rede. Eles deram uma das aulas do curso on-line de Aprofundamento em Educomunicação, promovido pela ABPEducom.
“LabJovem Memórias em Rede: brincando de jornalismo para a cidadania” foi a aula conduzida por quatro adolescentes de Santos-SP, de 15 anos: Daniel Luiz, Karol Lira, Nalu Cardoso e Nicolas Tomaselli, que representaram todos os participantes do projeto Memórias em Rede. Mesmo com frio na barriga, assumiram o posto de docentes, à frente de nada menos que 36 profissionais e pesquisadores de várias partes do Brasil.
Para uma das cursistas, Camila Doretto, mediadora de oficinas de produção coletiva de Educomunicação, os jovens foram além. “Quando comecei, aos 33 anos, não tinha a desenvoltura que essa turma tem. Foi um exercício intenso chegar até onde eles já estão”.
Os cursistas foram divididos em grupos e organizados para discutir coletivamente ações educomunicativas na perspectiva dos quatro eixos da metodologia do Devir – Eu, Escola, Família e Território, inspirada nos Círculos de Cultura do educador Paulo Freire.
A professora e educomunicadora Eloisa Assunção de Melo, de Goiânia, também se impressionou com a potência dos alunos do “Memórias”. “Foi incrível! Ouvi-los falar de forma tão consciente sobre direitos humanos, Paulo Freire, pertencimento e vê-los empoderados, protagonizando o momento conscientes de quem são foi maravilhoso”.
A presidente do Instituto Devir, que acompanha de perto o desenvolvimento dos jovens, Andressa Luzirão, explica que a aula foi um grande encontro horizontal. “Potente, simbólico, repleto de significâncias para os jovens e para o ‘Memórias’, projeto que nasce para o mundo em um curso de Educomunicação da ABPEducom em 2017”, lembra.
Para outra cursista, Jocimara Rodrigues de Sousa, a aula foi impactante pelo fato de os adolescentes terem entregado um conteúdo de qualidade em apenas um único encontro. “Foi a aula da vida. Hoje pude vivenciar a lição de que somos todos mestres e aprendizes uns dos outros. Agradeço demais a oportunidade”. Segundo a diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom, Michele Marques Pereira, a aula superou qualquer expectativa. “O encontro foi lindo, marcante e inspirador”.
Além do convite da ABPEducom, a aula dos jovens foi possível graças à parceria do Instituto Procomum, que gentilmente cedeu o espaço e os computadores com acesso à internet para os alunos ministrarem a aula.
E com a palavra, os jovens educomunicadores:
“Foi uma experiência muito memorável. Desde o planejamento, as reuniões e o tão esperado dia da aula do curso, foi um nervosismo gigantesco. Eu cheguei muito frenético, super nervoso. Conforme a aula foi andando, o meu nervosismo foi passando, fui me acalmando e ficando mais à vontade. Tivemos alguns pequenos erros, que serviram para dar uma descontraída. A experiência de repassar tudo que aprendi com o Memórias e o Clube foi muito interessante, pois as pessoas que estavam ali eram adultas. Tinha professora, advogado e tantos outros e de lugares diferentes. Tive a tão famosa sensação de ‘ser importante’, algo que a gente sempre fala no ‘Memórias’. Isso me fez relembrar que nós não somos o futuro, mas somos o agora também”. (Daniel Luiz, 15 anos)
“Dar essa aula foi muito interessante, principalmente porque todos os cursistas eram adultos e mesmo assim permaneceram atentos a aprender sobre a proposta apresentada. Convivo bastante com crianças e adolescentes, e muitas vezes nós encaramos adultos como ‘pessoas distantes’, ou até ‘algo que devemos alcançar’. Mas essa aula foi totalmente educomunicativa na prática. Cada pessoa contribuiu demais e duas horas de aula foram até pouco pela troca de informações que tivemos. Ter essa posição de docente despertou em mim algo que eu nunca imaginei antes, e estar com uma turma interessada só me motivou mais a tomar proveito do momento”. (Karol Lira, 15 anos)
“Eu adorei a experiência de dar aula! A participação da galera foi absolutamente incrível. Muito empolgante ver como todo mundo estava prestando atenção e interessado no assunto, bem como se esforçando para participar e fazendo comentários. Todo mundo muito amigável e, em geral, o clima foi bem descontraído e familiar. Ouvir sobre a experiência dessas pessoas foi muito legal também. A reação deles com as dinâmicas foi incrível, e eu me senti acolhido! Foi uma experiência bem divertida me preparar com meus amigos/colegas para poder dar a aula e eu adorei os resultados”. (Nicolas Tomaselli, 17 anos)
“Se eu fosse resumir em algumas palavras seria honra, felicidade e ansiedade. Isso foi o que senti assim que recebi a notícia de que nós iríamos participar de uma videoaula da ABPEducom, ainda mais como professores. Lembro de correr para contar para minha mãe, parecendo uma criança quando vê um doce. Adoraria participar de mais aulas como esta, falando como jovem educomunicadora do Memórias em Rede”. (Nalu Cardoso Pedro, 15 anos)